Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

HANGAR - Infallible

A banda Hangar foi formada no ano de 1997 em Porto Alegre e no inicio tocava covers de Helloween, Stratovarius, Dream Theater, entre outros. Logo a banda começou a se tornar conhecida pelos ótimos shows que fazia e decidiu investir em sons próprios. Em 1999 lançaram o primeiro álbum, chamado “Last Time” que foi muito bem recebido e a banda considerada revelação nacional. De lá até hoje a banda lançou mais quatro álbuns, “Inside Your Soul” de 2001, “The Reason Of Your Conviction” de 2007 e “Infallible” em 2009.

A banda demorou seis anos para lançar seu terceiro álbum após o “Inside Your Soul” pelo fato do baterista e líder do grupo Aquiles Priester ter entrado para o Angra em 2001 e que acabou tomando todo o tempo do baterista. Com isso a banda mesmo não lançando material inédito só teve a ganhar, pois entre 2001 e 2008, período em que Aquiles ficou no Angra, ele se tornou conhecido no mundo todo como um dos melhores bateristas progressivos do planeta. Por vários motivos Aquiles “Polvo” Priester (apelidado carinhosamente de polvo devido a velocidade com que toca que faz parecer que tem mais membros) saiu do Angra em 2008 e desde então se dedica totalmente ao Hangar e a vários workshops de bateria que realiza pelo mundo.

O Hangar atualmente só conta com o próprio Aquiles dos membros originais, mas a formação que fez a banda explodir foi a de 2007 que hoje é quase a mesma, só trocaram de vocalista no começo de 2009 quando Nando Fernandes alegou incompatibilidade de relacionamento com alguns membros. Para seu lugar veio Humberto Sobrinho, vocalista da banda Glory Opera. Bem, hoje falarei sobre o último álbum lançado pela banda.

Capa do álbum “Infallible”
Faixas:
1 – The Infallible Emperor (1956)
2 – Color Blind
3 – Solitary Mind
4 – Time to Forget
5 – A Miracle in My Life
6 – The Garden
7 – Dreaming of Black Waves
8 – Based on a True Story
9 – Handwritten
10 – Some Light to Find My Way
11 – 39’ (Bonus Track)
12 – Mais Uma Vez (Bonus Track)
Lançamento: 2009
Gravadora: Dynamo Records

Sem dúvida alguma, após o lançamento de “The Reason of Your Conviction” o Hangar se tornou um dos maiores nomes do Heavy Metal Tupiniquim. A saída do vocalista Nando Fernandes em 2009 causou grande preocupação em muitos fãs da banda, mas não passou de um susto... Aquiles não poderia ter escolhido alguém melhor do que Humberto Sobrinho para a banda, um vocalista versátil e experiente que não deixou a qualidade da banda se alterar. Em relação às letras das músicas, “Elas falam sobre a força que move o ser humano, que acredita que deve buscar e fazer tudo honestamente pelos seus objetivos. É um disco otimista do ponto de vista de lutar e buscar resultados”, diz o próprio Aquiles. O CD alterna momentos rápidos e pesados com músicas cadenciadas e calmas. Se o álbum anterior foi uma bela mistura de Power Metal com Metal Progresivo, aqui há faixas heavy metal, outras com influências thrash, progressivas e até mesmo do hard rock. Os versáteis vocais de Humberto Sobrinho abriram um grande leque de opções para o Hangar explorar.

The Infallible Emperor (1956) é comandada pelo bumbo duplo do excepcional Aquiles em uma faixa rápida e pesada, onde se destacam além do baterista os riffs marcantes da guitarra de Eduardo Martinez e as ótimas linhas vocais e interpretação de Humberto Sobrinho. Ainda há tempo para um bom trabalho do tecladista Fábio Laguna também. Color Blind é mais cadenciada e complexa que a faixa anterior e há várias mudanças no andamento. Aqui também temos bons riffs por parte de Eduardo Martinez e uma linha vocal meio diferente, mas interessante. Solitary Mind é uma balada com influências do Hard Rock, cadenciada e com uma bela melodia para os ouvidos com um vocal agora limpo por parte de Humberto Sobrinho e um bom trabalho de teclado que preenche muito bem a música. Time to Forget é outra balada com influências do Hard Rock com um ótimo riff no inicio da música e uma excelente interpretação de Humberto Sobrinho. A música tem participação especial de Theo Vieira. A Miracle In My Life é a mais longa e uma das mais pesadas. O destaque aqui vai para o baterista Aquiles Priester e o vocalista Humberto Sobrinho que nessa faixa apresenta um vocal com drives muito bem colocados. The Garden é um pouco mais elaborada e “diferentona”, tem bons riffs de guitarra e um solo bem pesado, além de novamente um ótimo trabalho de bateria.

Dreaming of Black Waves é outra com muita influência do Hard Rock, tem um bom trabalho de vocais de fundo e participação especial da vocalista Stefanie Schirmbeck da banda Holiness. Based on a True Story é uma balada, mas com menos destaque que as outras baladas presentes no álbum, se destacam os vocais de Humberto Sobrinho. Handwritten tem uma pegada thrash com destaque para Eduardo Martinez e Humberto Sobrinho novamente com linhas vocais diferentes de tudo o que já foi ouvido no álbum. Some Light to Find My Way tem uma veia Power Metal com destaque para o magnífico trabalho do baterista Aquiles Priester e o guitarrista Eduardo Martinez. Para finalizar, duas faixas bônus que são covers, a faixa “39” é um cover do Queen e a última música é Mais Uma Vez, música escrita por Renato Russo e Flávio Venturini, e ainda há participação especial da banda Roupa Nova nos vocais. Algo um tanto inusitado quando se fala de discos de Heavy Metal essa união, mas muito bem feita. Segundo Aquiles, “desde a primeira vez que ouvi essa música, ainda na década de 80, me senti inspirado pela letra. Durante todos esses anos, essa música teve um significado muito forte dentro do nosso trabalho e já a tínhamos tocado quando nos apresentávamos em formato acústico, na turnê do último disco”.






Outros fatos interessantes: Recentemente o baterista Aquiles Polvo Priester lançou um livro chamado “De Fã A Ídolo” que se trata da biografia do baterista e retrata toda a sua trajetória desde seu nascimento na África Sul, passando pela mudança ao Brasil aos seis anos e mostrando todo seu desenvolvimento pessoal e artístico, o que fez com que se tornasse um dos principais bateristas de rock do planeta, respeitado por músicos do calibre de Nicko McBrain (Iron Maiden) e Mike Portnoy (Dream Theater). O livro foi escrito com base em mais de vinte horas de entrevistas concedidas pelo músico ao jornalista Antonio Carlos Monteiro. E também o Hangar possui um ônibus todo personalizado que é utilizado como transporte dos membros e do equipamento nas turnês, algo único no país.

Formação:
Humberto Sobrinho – Vocal
Eduardo Martinez – Guitarra
Fábio Laguna – Teclados
Nando Mello – Baixo
Aquiles Priester – Bateria e Percussão


terça-feira, 29 de março de 2011

DR.SIN - Homenagem ao goleiro Rogério Ceni

Como todos sabem no último domingo, no clássico contra o Corinthians o goleiro do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni fez o 100º gol de sua carreira. 
A banda de hard rock/heavy metal DR.SIN prestou uma homenagem ao goleiro em seu perfil no YouTube. Rogério Ceni que é um amante do rock e também amigo pessoal dos integrantes do Dr.Sin foi homenageado com a música “O número 1”. Confira abaixo a homenagem.




Apesar da homenagem prestada ao amigo Rogério Ceni, os músicos também publicaram em seu perfil no youtube uma nota esclarecendo que toda a banda respeita e admira todos os esportistas e torcedores de todas as equipes.

domingo, 27 de março de 2011

KORZUS - Discipline of Hate

A banda Korzus foi uma das pioneiras do estilo em São Paulo, formada em 1983 e de lá até o ano passado o grupo lançou seis álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e um DVD. É uma das referências nacionais quando se fala em Thrash Metal. Apesar de uma discografia relativamente pequena levando em consideração os 27 anos da banda e “apenas” 6 álbuns lançados, a discografia do grupo é muito boa e por muitos sempre foi considerada uma das bandas mais injustiçadas do underground brasileiro. Com o penúltimo álbum, “Ties of Blood” de 2004 que foi considerado uma verdadeira obra prima pela critica especializada a banda realizou turnês pelo Brasil, Europa e América do Norte. Apesar disso o álbum seguinte só seria lançado no ano passado sob o nome de “Discipline of Hate” que foi considerado ainda melhor que “Ties of Blood”.

Com esse álbum finalmente justiça foi feita, o álbum foi considerado no Brasil e em vários países pelo mundo como o melhor álbum Thrash do ano e um dos melhores do ano qualquer que fosse o gênero. Com isso a banda conseguiu fechar ótimas parcerias comerciais, inclusive com a gravadora alemã AFM Records que distribuiu o álbum de maneira mundial. Em Fevereiro de 2011 a banda esteve em turnê pela Europa e o grupo foi recentemente confirmado para tocar no Rock In Rio 2011. Bom, vamos falar do álbum lançado no ano passado.

Capa do álbum “Discipline of Hate”
Faixas:
1 – Discipline of Hate
2 – Truth
3 – 2012
4 – Raise Your Soul
5 – My Enemy
6 – Revolution
7 – Never Die
8 – Slavery
9 – Last Memories
10 – Under His Command
11 – You Reap What You Sow
12 – Hell
13 – Hipocrisia
Lançamento: 2010
Gravadora: Laser Company Records no Brasil e AFM Records no mundo

Quanto mais o tempo passa, melhor a Korzus fica (assim como o vinho hehe.). O grupo com bases no Thrash Metal Old School mesclando o thrash da escola americana com o tharsh da escola européia consegue criar uma identidade própria e apesar da atmosfera old school a banda não soa ultrapassada. O álbum alterna com maestria entre momentos “porradaria total” e cadência (mesmo que a cadência no thrash metal seja mais pesada que muita coisa rsrs) com músicas curtas, diretas e sem “firulas”. Um som denso, técnico e agressivo, muito bem produzido pelos próprios Marcello Pompeu e Heros Trench no estúdio Mr. Som, que te dá vontade de bater cabeça no próprio quarto ao ouvir o CD.

A faixa título abre o álbum de maneira bem climática que te deixa ansioso, pois sabe que a qualquer momento a porrada vai começar a rolar. Com um riff rápido e cortante a música começa de vez, com destaque para a bateria destruidora de Rodrigo Oliveira e os sofridos e desesperados vocais de Marcello Pompeu. Truth não é das mais pesadas do álbum, mas mesmo assim figura entre as melhores com destaque para os ótimos riffs de guitarra que alternam momentos velozes e momentos cadenciados e os vocais e backing vocals bem encaixados. 2012 é uma das mais rápidas do CD em alguns momentos soa mais moderna que as outras faixas. Destaque para o baterista Rodrigo Oliveira. Raise Your Soul tem como destaque os coros e backing vocals misturados ao vocal de Marcelo Pompeu que nesta faixa não apresenta um vocal tão sofrido como nas anteriores. É a típica música para o refrão ser cantado em uníssono pelo público em uma apresentação ao vivo. Em My Enemy o destaque vai para os guitarristas Heros Trench e Antonio Araújo com riffs muito bem sacados. Revolution é uma música rápida e pesada com destaque para os guitarristas tanto nas bases como no solo e o baterista que também apresenta um grande trabalho.

Never Die tem o seu trunfo no refrão grudento e vocal de Marcello Pompeu junto com os backing vocals, além de um bom solo de guitarra. Em Slavery encontramos o bom e velho thrash old school que lembra bastante o Slayer onde é impossível escolher algum integrante como destaque, pois todos estão no mesmo nível. Last Memories tem guitarras densas e pesadas com uma levada muito interessante. A bateria também e destruidora e o refrão grudento. Under His Command talvez tenha os riffs de guitarra mais marcantes do álbum e um dos melhores solos e novamente a bateria muito bem. You Reap What You Sow e Hell são outras com riffs marcantes e refrãos grudentos. Hipocrisia versada em português fecha o álbum com uma música bem rápida e com destaque para o vocalista e o baterista.







Formação:
Marcello Pompeu – Voz
Heros Trench – Guitarra
Antonio Araujo – Guitarra
Ricardo Siebert – Baixo
Rodrigo Oliveira – Bateria


sexta-feira, 25 de março de 2011

KIKO LOUREIRO - Participação em programa na TV Gazeta

O guitarrista do Angra, Kiko Loureiro, postou em seu Twitter a seguinte frase, "Sexta dia 25/03 estarei no programa do Ronnie Von, TV Gazeta as 22h15 às 23h15 hrs."


Kiko se referiu ao programa "Todo Seu" apresentado por Ronnie Von na TV Gazeta, um dos programas da TV aberta mais comuns de se ver um artista do meio Heavy Metal.

É isso galera, quem estiver em casa ou em algum lugar que dê para assistir aproveitem, pois sabemos como são raras as oportunidades de ver um músico da cena na TV.

quinta-feira, 24 de março de 2011

SHADOWSIDE - Show de pré lançamento do novo disco em Rio Claro

Após uma longa série de apresentações ao lado do W.A.S.P.  pela Europa, a Shadowside está de volta aos palcos do Brasil. A banda confirmou show de pré-lançamento oficial do álbum "Inner Monster Out", para o próximo dia 9 de abril, no D’Vinci Music Bar, em Rio Claro (SP).
O mais novo registro fonográfico foi gravado, mixado e masterizado por Fredrik Nordström, um dos principais produtores de Heavy Metal da atualidade, no Fredman Studio, em Gotemburgo, Suécia, e será lançado oficialmente no dia 7 de junho pela gravadora norte-americana SHP Records (Universal Music). O CD traz a participação dos vocalistas Mikael Stanne (Dark Tranquillity), Björn "Speed" Strid (Soilwork), Niklas Isfeldt (Dream Evil) e Roger Moreira, lider do grupo Ultraje a Rigor!.
Para este retorno ao interior do Estado de São Paulo, Dani Nolden (vocalista), Raphael Mattos (guitarra), Ricardo Piccoli (baixo) e Fabio Buitvidas (bateria) prometem executar, em primeira mão, as composições deste novo trabalho. Esta será a primeira apresentação no país depois da extensa turnê internacional.
Os ingressos já estão à venda no D’Vinci Music Bar. Fãs de outras localidades interessados em adquirir ingressos, podem garantir presença pelo site da empresa Ticket Brasil em http://www.ticketbrasil.com.br/shadowside-dvinci-rock-bar.
Vale a pena lembrar que esta não é a primeira vez que a Shadowside se apresenta em Rio Claro. No ano passado, o quarteto foi atração principal do tradicional Festival Rock Feminino, evento realizado anualmente na cidade. Além disso, a banda já é bem conhecida pelo público da região. Eles já se apresentaram em cidades como Piracicaba, Jaguariúna, Sorocaba e Itapira sempre atraindo um bom público e conquistando novos fãs com suas composições cheias de peso, energia e intensidade.
Excursões de cidades próximas podem entrar em contato pelo e-mail manager@msproducoes.net. Mais informações pelos telefones (19) 9745.0401 e (15) 8138.0026.
Vídeos da Shadowside em estúdio estão disponíveis na página oficial do grupo no YouTube. Acesse www.youtube.com/user/ShadowsidePress7 e confira.
Serviço:
Shadowside em Rio Claro
Data: 09/04/2011
Local: D’Vinci Music Bar
Endereço: Rua 2 (Entre as Avs. 5 e 7) nº 813.
Ingressos:
1º – Lote: R$ 10,00
2º – Lote: R$ 15,00 – 20/03
3º – Lote: R$ 20,00 – No dia do Show
Ingressos online: http://www.ticketbrasil.com.br/shadowside-dvinci-rock-bar
Informações: (19) 9745.0401 – Marcos | (15) 8138.0026 – Bruno
Realização: MS Produções - www.msproducoes.net

Fonte: Whiplash

quarta-feira, 23 de março de 2011

SALÁRIO MÍNIMO - Beijo Fatal

Olá, pessoal. Hoje vou postar sobre a banda paulistana Salário Mínimo que foi formada em 1977. A banda gravou em 1984 uma coletânea com outras três bandas paulistas com o nome “SP Metal” e em 1987 lançou o álbum “Beijo Fatal” e assim conseguindo grande exposição na mídia e vários shows pelo país, se consagrando como uma das mais importantes bandas do rock pesado nacional na época. Mesmo assim a banda parou em 1990 e voltou em 2004.

Finalmente em 2009 lançaram o seu segundo álbum, “Simplesmente Rock” que não é exatamente um álbum de Heavy Metal, pois a sonoridade está bem mais para o hard rock e o rock n roll. Mas vamos falar então sobre o primeiro álbum do grupo, esse sim um clássico do hard/heavy nacional. 

Capa do álbum “Beijo Fatal”
Faixas:
1 – Dama da Noite
2 – Beijo Fatal
3 – Jogos de Guerra
4 – Rosa de Hiroshima
5 – Noite de Rock
6 – Anjos da Escuridão
7 – Doce Vingança
8 – Sob o Signo de Venus
Lançamento: 1987
Gravadora: RCA

Dama da Noite abre o álbum em grande estilo com riffs certeiros, boas linhas de baixo e um refrão marcante. Difícil escolher algum destaque na música, mas o vocal de China Lee é marcante e talvez seja o grande destaque. Em seguida temos a música Beijo Fatal com um ótimo solo de guitarra e um bom refrão. Destaque para as guitarras. Jogos de Guerra é mais veloz que as anteriores e acaba sendo impossível escolher um destaque tamanho a competência de todos da banda, mas a bateria nessa música acaba se sobressaindo um pouco mais que nas anteriores. A seguir vem Rosa de Hiroshima, um poema de Vinicius Moraes que foi transformado em música pela banda Secos e Molhados e depois regravada por uma infinidade de artistas. Linda letra e música que dá uma acalmada no álbum.

Noite de Rock é bem o hard dos anos 80, empolgante e com um refrão desgraçado que não sai da cabeça. Anjos da Escuridão tem como destaque as guitarras, mas peca um pouco pelo refrão fraco em comparação ao resto do álbum. Doce Vingança que o refrão lembra o Manowar (um verdadeiro crime comparar o Salário Mínimo ao tosco Manowar, mas não tenho culpa, o refrão instantaneamente me lembrou o Manowar) tem como destaque o baixo e as guitarras. Sob o Signo de Venus finaliza o álbum de forma cadenciada, é a música que menos gostei no álbum, longe de ser uma música ruim, mas não me atraiu muito.

Um ótimo álbum, um verdadeiro clássico do rock pesado nacional que qualquer amante do estilo e da boa música deveria conhecer.

Gostaria ainda de fazer uma observação, no site da banda há a seguinte frase se referindo ao álbum SP Metal “Primeiro álbum de Heavy Metal Gravado no Brasil”. Esta é uma afirmação escrota, ridícula, de má fé, nojenta e atribua ai todos os adjetivos negativos que você souber. O primeiro álbum de metal gravado no Brasil foi lançado pelo Stress em 1982.






No Myspace da banda há 3 músicas do álbum para ouvir, além do mais recente álbum na íntegra: http://www.myspace.com/bandasalariominimo

Formação do álbum:
China Lee – Vocal
Arthur Crom – Guitarra
Júnior Muzilli – Guitarra
Thomaz Wady – Baixo
Nardis Lemme – Bateria

Formação atual:
China Lee – Vocal
Daniel Beretta – Guitarra
Júnior Muzilli – Guitarra
Diego Lessa – Baixo
Fabrício Ravelli – Bateria

KIKO LOUREIRO - Novas datas de WorkShops no Brasil


O guitarrista das bandas ANGRA  e NEURAL CODE, KIKO LOUREIRO, confirmou duas novas datas de sua turnê de WorkShops no Brasil. Desta feita, as cidades de São Paulo e Ilheus (Bahia) receberão o artista nos dias 24 e 25 de março (quinta e sexta-feira), respectivamente.
No repertório de KIKO LOUREIRO estarão os principais clássicos de sua carreira, evidenciando as canções do seu mais recente trabalho solo, o álbum "Fullblast".
Em paralelo, KIKO LOUREIRO e a banda ANGRA continuam agendando sua nova turnê mundial em suporte ao seu sétimo álbum de estúdio, “Aqua”.
Para mais informações de como ter um show do grupo em sua cidade, basta contactar a agência Base2 no telefone +55 11 3673-2758 ou no email shows@base2producoes.com.br.

Serviço:
Kiko Loureiro - Fullblast World Tour 2011
Data: 24 de março (quinta-feira)
Local: SL Music Hall (Souza Lima Ensino de Música)
Horário: 20h00
Valor: Não Disponível
Cidade/Estado: São Paulo/SP
País: Brasil
Informações: contato@msmetalpress.com
Data: 25 de setembro (sexta-feira)
Local: Teatro Municipal de Ilhéus
Horário: 19h00
Valor: Não Disponível
Cidade/Estado: Ilhéus/BA
País: Brasil
Informações:
contato@msmetalpress.com

segunda-feira, 21 de março de 2011

SEMBLANT - Last Night of Mortality

Hoje vou falar um pouco sobre a banda Semblant, uma banda que mistura Gothic Metal e Dark Metal que foi formada em 2006 na cidade de Curitiba. A banda passou por varias mudanças até conseguir estabilizar uma formação e lançou um EP em 2008 chamado “Behold the Real Semblant” que foi bem recebido pela crítica especializada. Em 2010 lançaram seu primeiro cd, o “Last Night of Mortality” e é sobre ele que vou falar um pouco.

Capa do álbum “Last Night of Mortality”
Faixas:
1 – Last Night of Mortality
2 – Nightmare World
3 – Black Babylon
4 – Evilbringer
5 – Forever Failure
6 – Sleepless
7 – Legacy of Blood
8 – The Neptune Effect
9 – Deep in Dark Waters
10 – End of Dusk
Lançamento: 2010
Gravadora: Free Mind Records

A Semblant já foi banda de abertura em shows das bandas Nightwish e Tristania. Os temas líricos são focados em temas da vida como perdição, paixão, luta entre o bem e o mal e temas místicos com foco no vampirismo (presente na arte da capa do álbum também).

Last Night of Mortality é uma espécie de prólogo com uma narrativa e um instrumental feitos especialmente pelos suecos Charles Rytkonen e Danny Erikson do Inmoria. Nightmare World começa com orquestrações, uma música rápida e pesada com destaques para o baterista Candido Oliveira e a boa alternância dos vocais entre Katia Shakath que não opta pelo tradicional vocal lírico, e Sergio Mazul que no álbum apresenta grande versatilidade com vocais ora guturais e ora graves mais limpos. Black Babylon segue na mesma linha da anterior, mas sem as orquestrações, ganhando ainda mais peso com bons riffs de guitarra e boas linhas de teclado. Evilbringer começa com um bom dueto dos vocalistas e tem um bom instrumental. Forever Free tem alguns riffs que lembram o Death Metal e um refrão grudento, uma música onde se destacam todos os integrantes da banda.

Sleepless tem como destaque o guitarrista Roberto Hendrigo com bons riffs, linhas de teclado interessantes e um ótimo solo. Legacy of Blood tem uma intro no baixo e é mais cadenciada que as anteriores com um bom refrão. The Neptune Effect tem um ótimo riff de guitarra, o melhor trabalho de Roberto Hendrigo no álbum. Deep in Dark Waters tem como destaque os vocalistas e em End of Dusk o destaque fica para a guitarra e o teclado. A banda passou por uma reformulação após o lançamento do álbum, e hoje já apresenta alguns músicos diferentes dos que gravaram esse álbum.







Formação em “Last Night of Mortality”:
Katia Shakath – Vocal
Sergio Mazul – Vocal
Roberto Hendrigo – Guitarra
Augusto – Teclados
Leonardo Rivabem – Baixo
Candido Oliveira – Bateria

Formação atual:
Mizuho Lin – Vocal
Sergio Mazul – Vocal
Everson Choma – Guitarra
Sol Perez – Guitarra
Augusto – Teclados
Leonardo Rivabem – Baixo
Phell Voltollini – Bateria


domingo, 20 de março de 2011

ALMAH - Data de lançamento do novo álbum

O vocalista Edu Falaschi confirmou, em nota oficial, que a banda ALMAH entrará em estúdio no próximo dia 02 de maio para registrar o seu terceiro álbum da discografia, sucessor do aclamado“Fragile Equality” (2008).

O material será gravado no Norcal Studios em São Paulo, e o line up do grupo permanece inalterado contando com as presenças de Felipe Andreoli (baixo), Marcelo Barbosa e Paulo Schroeber (guitarras), Marcelo Moreira (bateria), além do próprio Edu Falaschi nos vocais. "Estou muito feliz com a volta do ALMAH em 2011, principalmente porque esse terceiro disco vai consolidar definitivamente o ALMAH como banda! Esse novo álbum mostra um grupo maduro e define a personalidade e linguagem do nosso som, o que é o mais importante! Estou ansioso para o lançamento!", relatou o cantor.

O lançamento do novo álbum do ALMAH, que ainda não possui título definido, está previsto para o mês de setembro 2011 em todos os principais mercados fonográficos no mundo.



Fonte: MS Metal Press

sábado, 19 de março de 2011

HELL DIVINE - Revista online voltada ao Heavy Metal

Olá, pessoal. A postagem de hoje é sobre a revista online voltada ao Heavy Metal e suas vertentes chamada “Hell Divine”. No atual mês de Março a segunda edição da revista (que tem lançamentos bimestrais) foi lançada, revista essa idealizada por profissionais do ramo e também músicos da nossa cena underground.

Edição de Março de 2011

É distribuída em PDF e o download pode ser feito gratuitamente no Myspace da revista. Para visualizar após fazer o download é necessário que você possua instalado ou então instale o programa ACROBAT READER, que o download pode estar sendo feito gratuitamente por este endereço: http://get.adobe.com/br/reader/.

Nesta segunda edição, temos as seguintes entrevistas:

Nacionais: Korzus, Torture Squad, Imago Mortis, Lacerated and Carbonized e Mork.

Internacionais: Katatonia (Suécia), Legion of the Damned (Países Baixos), Osamenta (Argentina) e Dead Silence Hides My Cries (Bielorrússia).

A revista é bastante variada e traz além das entrevistas, resenhas de CDs, DVDs, shows e livros e diversas colunas próprias muito bem sacadas que causam uma sensação de maior proximidade com o leitor. As resenhas também todas muito bem escritas.

Um trabalho de se admirar feito por quem é apaixonado pelo Heavy Metal, e todos que também são apaixonados pelo som pesado deveriam prestigiar.

Download da Hell Divine de Março de 2011: http://www.mediafire.com/?bw1eb89ri99dkxb
Para ler online sem ter de fazer o download: http://issuu.com/helldivinemagazine/docs/hell_divine_magazine_02

quinta-feira, 17 de março de 2011

SOULSPELL METAL OPERA - Concurso cante no Soulspell 2011

Olá, galera, tudo bem? Algumas postagens atrás eu comentei sobre a Metal Opera de Heleno Vale, a Soulspell e também rapidamente falei sobre o concurso "Cante no Souslpell". Em 2010 esse concurso foi realizado pelo Heleno Vale com a idéia de revelar novos talentos nacionais. Se inscreveram cerca de 100 pessoas e os 4 primeiros tinham como prêmio fazer parte do time de vocalistas da Soulspell Metal Opera no seu segundo álbum. 

Em 2011 o concurso está ocorrendo novamente, foram cerca de 160 inscritos na primeira fase e no atual estágio continuam 40 vocalistas dos 160. Esse ano o concurso tem outras Metal Opera afiliadas e os 6 primeiros serão premiados podendo escolher em qual irão querer atuar.


A primeira semi-final do concurso irá ocorrer no dia 27/03 no Blackmore Rock Bar em São Paulo às 19:00 horas. Os 40 candidatos serão avaliados por uma serie de ilustres jurados. Uma ótima oportunidade para se ver o que de melhor a cena tem revelado em termos de vocalistas.

quarta-feira, 16 de março de 2011

SHADOWSIDE - Novo álbum terá participações especiais


A banda Shadowside irá lançar o seu novo álbum de inéditas no dia 7 de Junho (esse será o terceiro álbum do grupo) pelo selo norte americano SHP Records. O nome do novo trabalho da banda é "Inner Monster Out" e o tracklist será divulgado em breve, mas algumas músicas já tiveram seus nomes divulgados. O álbum foi produzido, mixado e masterizado por Fredrik Nordström, no Fredman Studio, em Gotemburgo na Suécia. Fredrik já trabalhou com bandas como Arch Enemy, Dark Tranquility, In Flames, Soilwork, Opeth, entre outras bandas.

Um fato interessante é que este álbum contará com as participações especiais dos vocalistas Mikael Stanne (Dark Tranquility), Björn "Speed" Strid (Soilwork) e Niklas Isfeldt (Dream Evil) na faixa título "Inner Monster Out". Além destas participações, a versão brasileira do álbum terá como música bônus um cover da música "Inútil" da banda Ultraje a Rigor que contará com a participação de Roger Moreira, vocalista do Ultraje.

Maiores informações podem ser conferidas no site da banda: http://www.shadowside.ws/nov24.html

SHADOWSIDE - Dare to Dream

Olá, pessoal. O post de hoje é sobre a banda Shadowside que foi formada na cidade de Santos em 2001. No mesmo ano a banda lançou um EP com o nome da banda que foi muito elogiado pela critica especializada e com um ano de carreira já estavam abrindo shows para bandas como Nightwish, Shaman e Primal Fear. Em 2005 veio o primeiro álbum sob o nome “Theatre of Shadows” que também foi bem recebido por fãs e critica e foi considerada por muitos como umas das melhores bandas do ano e resultou em uma turnê. Mas foi em 2007 que a banda explodiu no mundo, a banda foi a vencedora do “AirPlay Direct All Things Digital Hard Rock / Heavy Metal Contest”, deixando para trás mais de 1000 bandas de todo o mundo. Com a exposição ganha com a vitória na competição assinaram com a gravadora norte americana Chavis Records para o relançamento do álbum no mundo todo.

A banda também foi destaque da “Indianapolis Metal Fest” em 2007 e assim fecharam uma turnê com vários shows pelos Estados Unidos e participação em vários festivais norte americanos como o Rocklahoma que é um dos maiores eventos do estilo no mundo onde tocaram para um público de 60.000 pessoas. A banda lançou o seu segundo álbum “Dare to Dream” em 2009, mais uma vez muito bem recebido pela critica e atualmente é a banda brasileira de maior expressão nos Estados Unidos depois do Sepultura. Em 2011 a banda lançará o seu terceiro álbum no mês de junho. Bem, vamos comentar um pouco sobre o álbum que no momento é o último lançamento do grupo.

Capa do álbum "Dare to Dream"
Faixas:
1 – Nation Hollow Mind
2 – In the Night
3 – Last Thoughts
4 – Hideaway
5 – Baby in the Dark
6 – Ready or Not
7 – Memories
8 – Wings of Freedom
9 – Time to Say Goodbye
10 – Life Denied
11 – Dare to Dream
Lançamento: 2009
Gravadora: LCM / Radar Records em território brasileiro

O som da banda segue na linha do Heavy Metal tradicional com bastante influência do Hard Rock e pitadas de Power Metal. Uma vital diferença é que a banda tem uma vocalista mulher que acrescenta grande melodia nos vocais, mas seu vocal não é o tradicional vocal lírico feminino encontrado no Symphonic/Gothic/Dark metal. O vocal é melódico, mas agressivo e com um timbre bem mais grave do que o normal a escutar em vocalistas mulheres e até mesmo mais grave do que muito timbre masculino que encontramos na cena onde é comum timbres masculinos agudos.

Nation Hollow Mind é a primeira faixa do álbum, é pesada, possui riffs rápidos e certeiros e uma boa linha vocal. Destaque para a levada na guitarra. In the Night é mais cadenciada e melódica que a anterior e tem um refrão grudento. Destaque para a vocalista. Em Last Thoughts é difícil escolher um destaque, as linhas de baixo são boas, a bateria tem um ótimo trabalho e a guitarra e a vocalista continuam com ótimo desempenho. Hideaway tem uma intro no piano, é cheia de linhas de teclado e tem um refrão legalzinho. Baby in the Dark tem bons riffs, um bom e criativo solo de guitarra e um refrão grudento. Ready or Not acaba tendo pouco destaque no álbum, foi a que menos gostei, apesar de ter um bom solo de guitarra.

Memories tem como destaque os riffs certeiros da guitarra, além do solo e os vocais de Dani Nolden. Wings of Freedom lembra um pouco o Iron Maiden e tem um bom refrão. Time to Say Goodbye é uma balada levada no violão e com um vocal limpo. Não me agradou muito. Life Denied e Dare to Dream são as músicas finais, a primeira com um bom solo de guitarra, Dani com vocais mais agudos que o normal e um bom trabalho da cozinha bateria/baixo, e a segunda é praticamente um hard rock.







Formação:
Dani Nolden – Vocal e Teclado
Raphael Mattos – Guitarra
Edu Simões – Baixo
Fabio Buitvidas – Bateria


segunda-feira, 14 de março de 2011

ALMAH - Novo álbum para 2011

Tudo bem galera?

Ontem (13 de Março) o vocalista Eduardo Falaschi, vocalista das bandas Almah e Angra, anunciou que em 2011 o Almah irá lançar um novo álbum. Esse será o terceiro álbum do grupo que já lançou "Almah" em 2006 e "Fragile Equality" em 2008.



Por enquanto só disse isso, prometendo mais informações em breve.

Confiram ai no Twitter do vocalista: http://www.twitvid.com/BJMY7

HOLINESS - Entrevistas para redes de televisão

E ai galera, tudo bem? No post anterior apresentei a vocês a banda gaúcha de Erechim chamada Holiness e hoje venho trazer uma entrevista da banda para a RBS TV Erechim e uma para a TV UPF.

Nota se a falta de conhecimento da mídia para com o estilo, principalmente no segundo vídeo ao cara dizer que o diferencial da banda é "cantar em inglês", WTF? Mas mesmo assim são entrevistas interessantes (a segunda mais interessante, mesmo com os petardos do reporter).

Confiram então as entrevistas:



domingo, 13 de março de 2011

HOLINESS - Beneath the Surface

A banda Holiness foi fundada na cidade de Erechim no Rio Grande do Sul em 2008. Em 2006 algumas músicas já tinham sido parcialmente escritas, mas a banda só foi oficialmente formada em 2008. A Holiness lançou seu debut “Beneath The Surface” em 2010 e vem conseguindo chamar atenção do público headbanger.

Capa do álbum “Beneath The Surface”
Faixas:
1 – Rise (Intro)
2 – The Truth
3 – What I Want
4 – Higher
5 – Waiting For a Change
6 – Take Me Closer
7 – Mine
8 – Into The Light
9 – Breath In Time
10 – Uninvited (Alanis Morissette cover)
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

No seu debut a Holiness apesar de ser uma banda de metal melódico tem nas guitarras e no vocal certa diferença das bandas do estilo. Os riffs de guitarra são normalmente mais densos, pesados e distorcidos e a vocalista não tem o típico vocal agudo e/ou lírico. As músicas são relativamente simples em termos de estrutura e além do Heavy/Power metal que predomina no som da banda também se nota influências do Gothic Metal e do Hard Rock.

Rise é uma pequena faixa instrumental, mas não acrescenta quase em nada ao álbum, poderia até ser cortada do álbum que não faria diferença. The Truth se contrasta em vocal e guitarra. Os vocais não são pesados, mas as guitarras são muito densas e pesadas e o destaque da faixa vai para elas, além de um pequeno, mas eficiente solo de teclado. What I Want não é tão pesada como a anterior, é mais “melodiosa”, mas ainda assim as guitarras distorcidas estão sempre presentes. O que me incomodou um pouco, não sei se é loucura minha, mas o vocal pareceu meio baixo em comparação com os outros instrumentos. Higher é uma balada que começa só com o piano e depois entram o vocal e violão de forma bem cadenciada para depois ganhar certo peso. Nessa faixa se notam as influências do Hard Rock onde se destacam as linhas de teclado e o vocal de Stéfanie Schirmbek. Waiting For A Chance é outra balada com influência do Hard Rock, mais cadenciada que a balada anterior e tem um bom refrão. Destacam-se as guitarras e o vocal.

Take Me Closer volta com todo o peso que vimos na primeira faixa do CD e mais um bom trabalho da vocalista e dos guitarristas. Há também linhas de teclado muito bem postadas. Mine é mais cadenciada e melódica, onde encontramos passagens progressivas, um bom refrão e ótimas linhas vocais. Into The Light é outra com influências do metal progressivo, mas não chama muita atenção dentro do álbum. A faixa final (sem contar a faixa cover) é Breath In Time, pesada e intensa a faixa também é progressiva com destaque paras as guitarras.







Formação:
Stéfanie Schirmbeck – Vocal
Fabrício Reis – Guitarra
Luciano Dorneles – Guitarra
Hércules Moreira – Baixo
Cristiano Reis – Bateria


quinta-feira, 10 de março de 2011

GLORY OPERA - Equilibrium

Olá, pessoal. Hoje irei postar sobre a banda amazonense Glory Opera (depois de dizerem que eu só estava postando bandas de São Paulo =/) que foi formada em 1997 em Manaus.  No inicio em 1994 a banda se chamava Nostradamus até que em 1997 mudou o nome para Glory Opera. A banda lançou uma demo em 2000 e no mesmo ano a banda se tornou conhecida tanto pela demo lançada como também pelo fato de o vocalista Humberto Sobrinho e o baterista Helmut Quacken terem sido convidados por Rafael Bittencourt do Angra para fazer alguns testes. O Angra na época buscava por um novo vocalista, baixista e baterista. Mesmo com Humberto e Helmut não tendo sido selecionados, isso deixou o grupo em evidência que despontaria de vez em 2002 com o álbum “Rising Moanga” que foi muito bem recebido no Brasil e no exterior. No ano a banda foi eleita revelação do heavy metal nacional pelas revistas “Rock Brigade” e “Roadie Crew”. 

Em 2007 lançaram o segundo e até o momento último álbum, intitulado “Equilibrium” e esteve em turnê durante 2008 e 2009. Após as gravações a banda passou por uma reformulação onde trocaram os dois guitarristas e o baixista, mas quando Humberto Sobrinho foi anunciado como vocalista da banda Hangar no lugar de Nando Fernandes, ficou uma dúvida se ele seguiria nas duas bandas ou se o Glory Opera buscaria outro vocalista. O que aconteceu foi que a banda parou por um tempo e também o baterista Helmut Quacken se afasta da banda devido a uma grave doença no coração. Desde então o Glory Opera esteve inativo com seus outros integrantes seguindo em outros projetos e bandas. No inicio do mês de fevereiro de 2011 a banda apresentou movimentação e promete voltar à ativa em 2011 com muitas novidades. Vamos falar um pouco sobre o “Equilibrium”.

Capa do álbum "Equilibrium"
Faixas:
1 – Tucandeira
2 – Ants of Fire
3 – The Darkest Fear
4 – First Hunting
5 – Tempest of Fury
6 – Drowing into Madness
7 – Spirits of Sorrow
8 – A Leaf of the Wind
9 – Manhunt
10 – Sunset in Glory
11 – Sunrise in Disgrace
Lançamento: 2007
Gravadora: Independente

Essa foi uma banda que levei um tempo para conseguir convencer a colaboradora Luana a entrar num acordo comigo sobre a postagem quando ela ainda era colaboradora. Ela realmente não gosta da banda. Mas como eu sou o administrador e quem manda nessa bagaça sou eu, iria postar de qualquer jeito, mas acabei deixando para postar em outra oportunidade. 

De fato, o som que o Glory Opera apresentou em seu primeiro álbum, uma mistura de Heavy metal, Power metal, Metal Progressivo e ritmos típicos do norte do Brasil não é um som fácil de “absorver”, pois a banda tinha uma grande dose de virtuosismo no som e isso num show cheio de músicas complexas e intrincadas para alguns acaba sendo maçante. Nota se influências de Iron Maiden, Angra e Dream Theater, mas sem deixar a banda sem personalidade. Neste segundo álbum em que a capa do CD é uma pintura estilizada do Rio Amazonas e os temas líricos da banda são focados na cultura do Amazonas, uma fábula indígena que começou com o disco anterior e este disco fecha a estória, a banda apresenta ainda sua dose de virtuosismo, mas também há composições um pouco mais diretas que no anterior.  O álbum teve uma ótima produção e as músicas são todas muito bem trabalhadas, intrincadas, complexas e com as tradicionais influências da música brasileira.

A faixa Tucandeira é uma intro instrumental para Ants of Fire que é uma música rápida, pesada, com um refrão grudento e um maravilhoso solo de guitarra de Jean Rothen, além dos impecáveis vocais de Humberto Sobrinho e ótimas linhas de bateria de Helmut Quacken. The Darkest Fear é mais cadenciada que a faixa anterior, com bons riffs de guitarra e um bom solo e novamente Humberto Sobrinho de maneira melhor impossível. Conta ainda com toques de teclado que dão um ar especial. First Hunting volta com a velocidade de antes e riffs interessantes. Tempest of Fury é bastante complexa, com várias mudanças no ritmo e nos riffs, apresenta um batuque indígena bem colocado em um virtuoso solo de guitarra, além de um ótimo trabalho de bateria. Drowing into Madness é a melhor faixa do álbum onde está elevado ao máximo o feeling, a técnica e o virtuosismo da banda nessa epopéia musical de mais de 25 minutos. Uma música que pouquíssimas vezes ouvimos algo parecido, simplesmente magnífica que apesar de MUITO longa, não cansa em nenhum momento e arrisco dizer que ainda fica um gostinho de quero mais quando a música acaba.

Spirits of Sorrow é uma bela balada com muito feeling e destaque para o baixista Emerson Dacio e belas linhas de teclado e violão. A Leaf in the Wind é uma pequena música instrumental que serve de intro para Manhunt que é veloz e tem bons riffs e um bom trabalho na bateria. Sunset in Glory tem boas passagens de teclado, boas linhas vocais e destaque para o baterista Helmut Quacken. Sunrise in Disgrace finaliza o álbum da melhor maneira possível, mesclando virtuosismo e feeling. Merecem grande destaque, o vocalista Humberto Sobrinho e o baterista Helmut Quacken e o guitarrista Jean Rothen que são praticamente a essência da band.







Formação no álbum Equilibrium:
Humberto Sobrinho – Vocal
Casé Mar – Guitarra
Jean Rothen – Guitarra
Emerson Dácio – Baixo
Helmut Quacken – Bateria

Formação para 2011:
Humberto Sobrinho – Vocal
Renato Sotto – Guitarra
Fernando Giovannetti – Baixo
Thiago Forlevize – Teclados
Helmut Quacken – Bateria

    Foto da formação atual

domingo, 6 de março de 2011

PASTORE - The Price for the Human Sins

Olá, pessoal. Antes de qualquer coisa gostaria de agradecer a todos que estão apoiando o blog. Obrigado pessoal!

Hoje vou falar um pouco sobre a banda Pastore que é a banda solo do experiente vocalista Mario Pastore que já tem mais de 20 anos de carreira, porém sempre ignorado pela mídia. The Price for The Human Sins é o primeiro lançamento solo do artista.

Capa do álbum “The Price for The Human Sins”

Faixas:
1 – The Price for The Human Sins
2 – Fears and Lies
3 – Fallen Angel
4 – Far Away
5 – Just Human
6 – Hercolubus
7 – Horizons
8 – Keep the Flame Alive
9 – Nobody’s Watching
10 – Darkest Dreams
11 – Save My Soul
12 – Sign from the Skies
Ano de lançamento: 2010
Gravadora: Independente

O CD tem raízes no Heavy Metal dos anos 80, mas também com uma musicalidade mais atual. Esse CD apresenta de tudo um pouco que Pastore fez em sua carreira que tem como uma de suas principais características a versatilidade, sincronizando vocais agudos e vocais mais agressivos. É impossível destacar faixas no álbum, pois todas são de qualidade e o cd teve uma ótima produção.

A primeira faixa do álbum é rápida e pesada com Pastore mesclando vocais agudos e médios. Fears and Lies tem como destaque a bateria e a mescla de vocais com tons médios e agressivos. Fallen Angel é mais cadenciada, mas sem perder muito do peso e mostra Pastore com vocais mais graves que o normal. Far Away é pesada, com ótimos riffs de guitarra e um belo trabalho de bateria, além de vocais dobrados e um refrão marcante. Just Human é de 1995 quando Pastore estava na banda Opera’s Noise e apresenta uma versão mais moderna da música. Hercolubus mostra clara influência do metal oitentista britânico. Hercolubus é o nome do planeta que alguns dizem que é lenda, mas outros acreditam que esse planeta um dia se chocará com a Terra.

Horizons é uma balada que começa suave com violão e vocal suave que vai ganhando peso no decorrer da música para finalizar de forma tranqüila com violão e piano. Keep the Flame Alive é bem pesada, rápida e densa, com refrão grudento e clara influência do metal oitentista novamente. Nobody’s Watching tem um bom refrão e um interessante trabalho de vozes sobrepostas. Darkest Dreams não apresenta nada de novo para o álbum, mas tem uma ótima levada na guitarra e vocais agudos bastantes altos alternados com mais agressivos. Save My Soul tem um inicio cadenciado e depois vai mesclando momentos de agressividade com calmaria e também tem um refrão interessante. Sign from the Skies lembra bastante o Helloween, é bem melódica, mas sem deixar o peso de lado.

Um ótimo trabalho do experiente Mario Pastore!





No Myspace do Pastore há 3 faixas do álbum para ouvir: http://www.myspace.com/bandapastore
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=45634069

Formação:
Mario Pastore – Vocal
Raphael Gazal – Guitarras
Fabio Buitvidas – Bateria
Ricardo Ravache - Baixo


sábado, 5 de março de 2011

SOULSPELL METAL OPERA - Entrevista para TV TEM

E ai galera, tudo bem?
No post anterior comentei sobre a Soulspell Metal Opera, projeto idealizado por Heleno Vale que lançou seu segundo álbum no ano passado. No dia 19 de fevereiro o programa "Revista de Sábado", que vai ao ar todo sábado pela "TV Tem" que é uma rede regional de televisão afiliada à Rede Globo que cobre cerca de 318 municípios de São Paulo com sede em Sorocaba, apresentou uma entrevista com alguns dos músicos do Soulspell.
É tão raro uma matéria sobre Heavy Metal na mídia que não poderia deixar essa passar (apesar de esse programa às vezes apresentar umas matérias com o heavy metal, essa não foi a primeira).

Confiram a matéria abaixo:

quinta-feira, 3 de março de 2011

SOULSPELL METAL OPERA - Labyrinth of Truths

Olá, pessoal. Estou de volta com um post sobre a Soulspell Metal Opera. O Soulspell foi idealizado pelo baterista Heleno Vale que é natural de Lençóis Paulista com o intuito de criar uma Metal Opera e lançou seu primeiro disco em 2008, disco este que dividiu opiniões. Alguns consideraram cópia descarada da Metal Opera de Tobias Sammet, o Avantasia e outros incentivaram o projeto que reuniu vários músicos da cena no país também com o objetivo de unir a cena heavy metal brasileira além de revelar novos talentos no metal brasileiro.

O álbum “A Legacy of Honor” de 2008 foi um bom álbum, mas claramente o projeto tinha potencial para fazer ainda melhor. Em 2010 o projeto de Heleno Vale lançou o segundo ato da Metal Opera sob o nome “Labyrinth of Truths” e calou a boca de todos que criticaram negativamente o projeto no passado. O terceiro álbum está previsto para lançamento no segundo semestre de 2011 e contará com a participação de Blaze Bayley e Tim"Ripper" Owens.

Capa do álbum “Labyrinth of Truths”
Faixas:
1 – The Entrance
2 – The Labyrinth of Truths
3 – Dark Prince's Dawn
4 – Amon's Fountain
5 – Into the Arc of Time (Haamiah's Fall)
6 – Adrift
7 – The Verve
8 – Forest of Incantus
9 – A Secret Compartment
Ano de lançamento: 2010
Gravadora: Hellion Records

O segundo ato da Metal Opera de Heleno Vale conta novamente conta com a participação de vários músicos nacionais, alguns conhecidos e outros nem tanto (inclusive ocorreu um concurso de canto organizado por Heleno em que os quatro melhores cantariam no projeto), mas desta vez também tivemos participações de músicos internacionais como Roland Grapow, Jon Oliva e Zak Stevens. Nesse álbum mais talentos foram revelados, um grande trabalho que Heleno Vale vem fazendo.

The Entrance é a faixa de abertura e é só instrumental que já deixa o ouvinte no clima do álbum. The Labyrinth of Truths segue mesclando linhas progressivas e agressivas com corais muito bem sacados e um refrão marcante. Dark Prince's Dawn tem um interessante dueto entre os vocalistas e não fica presa em clichês do estilo. Amon's Fountain começa de forma suave e depois ganha peso, com um refrão grudento e um belo dueto com Daísa Munhoz e Mario Pastore. Into the Arc of Time apresenta o maior caráter operístico do álbum, e conta com um dueto com as vozes de Zak Stevens e Jon Oliva que não cantavam juntos há dez anos desde que tiveram problemas no Savatage. Só mesmo Heleno Vale para conseguir realizar uma façanha dessas.

Adrift é uma balada mais simples que as faixas anteriores em termos de composições, mas transborda em feeling com os vocais de Daísa Munhoz e Lucas Martins. The Verve, Forest of Encantus e A Secret Compartment alternam entre velocidade e momentos cadenciados e cada uma é única com as belas interpretações dos vocalistas que não mediram esforços para dar vida aos personagens da opera. A última faixa do álbum conta no final dela com a participação de Eduardo Falaschi do Angra.

O Álbum é impecável, arranjos com riqueza, instrumental magnífico, corais primorosos e ótimos duetos. A produção é cristalina e é necessário exaltar o extraordinário trabalho de Heleno Vale que não desistiu nunca de levar esse projeto adiante.

O conceito por trás do álbum se desenvolve ao redor de Timo (filho de Tobit, personagem do primeiro álbum) que é interpretado por Mario Pastore. As decisões que Timo e os outros personagens vão tomando ao longo da trama acabam influenciando tanto o passado, como o presente e o futuro. A trama é fictícia, mas faz referencias e se entrelaça com vários momentos históricos como o nascimento do Cristianismo, as Cruzadas, a guerra de Tróia, Segunda Guerra Mundial e etc, chegando até o presente. A estória é muito bem estruturada e pode ser conferida no site do Soulspell Metal Opera.






Site do projeto: http://www.soulspell.com/

Formação:

Vocalistas:
Alex Voorhes (Imago Mortis) – Como “The Ripper”
Carlos Zema (Ex-Vogan) – Como “Hollow the Dragon, Guardian of the Labyrinth”
Daísa Munhoz (Vandroya) – Como “Judith, the Princess”
Dan Rubin (Magician) – Como “The Voice of Incantus”
Eduardo Falaschi (Angra) – Como “The Voice Entering the Labyrinth”
Gérman Pascula (Narnia) – Como “Ollaff, Timo's Childhood Invisible Friend”
Gui Antonioli (Anaxes) – Como “Amaranty, the Vampire”
Iuri Sanson (Hibria) – Como “Amom, the Egyptian God”
Jefferson Albert – Como “Padyal, The Worshipful Master”
Jon Oliva (Savatage) – Como “The Insanity Inside the Labyrinth”
Leandro Caiçolo (Ex-Eterna) – Como “Tobit”
Manuela Saggioro – Como “The Talking Diary”
Mário Pastore (Pastore) – Como “Timo, Tobbit's son”
Maurício Del Bianco – Como “Hammiah, the Magician”
Nando Fernandes (Ex-Hangar) – Como “Samael, the Prince of Devils”
Rafael Gubert – Como “Fredric, Tomo's Murdered Friend”
Raphael Dantas (Caravellus) – Como “Centaur, the New Prince of Hell”
Tito Falaschi (Illustria) – Como “Arlin, the Dark Angel”
Zak Stevens (Savatage) – The Conscience Inside the Labyrinth”

Intrumentistas:
Heleno Vale – Bateria
Gabriel Magioni – Teclados
Caetano Ranieri – Teclados
Mauricio Del Bianco – Teclados
Fernando Giovanetti – Baixo
Tito Falaschi – Baixo
Wanner Mauricio – Baixo
Rodolfo Pagotto- Guitarra
Cleiton Carvalho – Guitarra
Leandro Erba – Guitarra
Demian Tiguez – Guitarra
Roland Grapow – Guitarra