Páginas

domingo, 13 de março de 2011

HOLINESS - Beneath the Surface

A banda Holiness foi fundada na cidade de Erechim no Rio Grande do Sul em 2008. Em 2006 algumas músicas já tinham sido parcialmente escritas, mas a banda só foi oficialmente formada em 2008. A Holiness lançou seu debut “Beneath The Surface” em 2010 e vem conseguindo chamar atenção do público headbanger.

Capa do álbum “Beneath The Surface”
Faixas:
1 – Rise (Intro)
2 – The Truth
3 – What I Want
4 – Higher
5 – Waiting For a Change
6 – Take Me Closer
7 – Mine
8 – Into The Light
9 – Breath In Time
10 – Uninvited (Alanis Morissette cover)
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

No seu debut a Holiness apesar de ser uma banda de metal melódico tem nas guitarras e no vocal certa diferença das bandas do estilo. Os riffs de guitarra são normalmente mais densos, pesados e distorcidos e a vocalista não tem o típico vocal agudo e/ou lírico. As músicas são relativamente simples em termos de estrutura e além do Heavy/Power metal que predomina no som da banda também se nota influências do Gothic Metal e do Hard Rock.

Rise é uma pequena faixa instrumental, mas não acrescenta quase em nada ao álbum, poderia até ser cortada do álbum que não faria diferença. The Truth se contrasta em vocal e guitarra. Os vocais não são pesados, mas as guitarras são muito densas e pesadas e o destaque da faixa vai para elas, além de um pequeno, mas eficiente solo de teclado. What I Want não é tão pesada como a anterior, é mais “melodiosa”, mas ainda assim as guitarras distorcidas estão sempre presentes. O que me incomodou um pouco, não sei se é loucura minha, mas o vocal pareceu meio baixo em comparação com os outros instrumentos. Higher é uma balada que começa só com o piano e depois entram o vocal e violão de forma bem cadenciada para depois ganhar certo peso. Nessa faixa se notam as influências do Hard Rock onde se destacam as linhas de teclado e o vocal de Stéfanie Schirmbek. Waiting For A Chance é outra balada com influência do Hard Rock, mais cadenciada que a balada anterior e tem um bom refrão. Destacam-se as guitarras e o vocal.

Take Me Closer volta com todo o peso que vimos na primeira faixa do CD e mais um bom trabalho da vocalista e dos guitarristas. Há também linhas de teclado muito bem postadas. Mine é mais cadenciada e melódica, onde encontramos passagens progressivas, um bom refrão e ótimas linhas vocais. Into The Light é outra com influências do metal progressivo, mas não chama muita atenção dentro do álbum. A faixa final (sem contar a faixa cover) é Breath In Time, pesada e intensa a faixa também é progressiva com destaque paras as guitarras.







Formação:
Stéfanie Schirmbeck – Vocal
Fabrício Reis – Guitarra
Luciano Dorneles – Guitarra
Hércules Moreira – Baixo
Cristiano Reis – Bateria


Nenhum comentário: