Páginas

segunda-feira, 4 de abril de 2011

HANGAR - The Reason of Your Conviction

A banda Hangar foi formada no ano de 1997 em Porto Alegre e no inicio tocava covers de Helloween, Stratovarius, Dream Theater, entre outros. Logo a banda começou a se tornar conhecida pelos ótimos shows que fazia e decidiu investir em sons próprios. Em 1999 lançaram o primeiro álbum, chamado “Last Time” que foi muito bem recebido e a banda considerada revelação nacional. De lá até hoje a banda lançou mais quatro álbuns, “Inside Your Soul” de 2001, “The Reason Of Your Conviction” de 2007 e “Infallible” em 2009.

A banda demorou seis anos para lançar seu terceiro álbum após o segundo pelo fato do baterista e líder do grupo, Aquiles Priester, ter entrado para o Angra em 2001 e que acabou tomando todo o tempo do renomado baterista. Com isso a banda mesmo não lançando material inédito só teve a ganhar, pois entre 2001 e 2008, período em que Aquiles ficou no Angra, ele se tornou conhecido no mundo todo como um dos melhores bateristas progressivos do planeta. Por vários motivos Aquiles “Polvo” Priester (apelidado carinhosamente de polvo pelos fãs devido à força e velocidade com que toca, algo que um pobre mortal só faria igual se tivesse uns oito braços) saiu do Angra em 2008 e desde então se dedica totalmente ao Hangar e a vários workshops de bateria que realiza pelo mundo.

O Hangar atualmente só conta com o próprio Aquiles dos membros originais, mas a formação que fez a banda explodir foi a de 2007 que hoje é quase a mesma, só trocaram de vocalista no começo de 2009 quando Nando Fernandes alegou incompatibilidade de relacionamento com alguns membros. Para seu lugar veio Humberto Sobrinho, vocalista da banda Glory Opera. Alguns posts atrás comentei sobre o álbum "Infallible" de 2009 que até o momento é o último lançamento da banda, hoje irei comentar sobre "The Reason Of Your Conviction" de 2007, penúltimo lançamento da banda e também o álbum que fez a banda ser considerada hoje uma das principais bandas do Heavy Metal Tupiniquim.

Capa do álbum “The Reason of Your Conviction”
Faixas:
1 – Just the Beginning
2 – The Reason of Your Conviction
3 – Hastiness
4 – Call me in the Name of Death
5 – Forgive the Pain
6 – Captivity (A House with Thousand Rooms)
7 – Forgotten Pictures
8 – Everlasting is the Salvation
9 – One More Chance
10 – When the Darkness Takes You
Lançamento: 2007
Gravadora: Dynamo Records

O som da banda neste álbum pode ser definido como uma mistura de Power metal e Metal Progressivo, o que vem sendo chamando de Progressive Power Metal. Neste álbum o Hangar apresenta composições com ótimas melodias e ricas em harmonia e peso.

O álbum é conceitual e fala da história de uma pessoa como qualquer outra que por motivos que você descobrirá com as letras do álbum (mais especificamente na letra da música "Everlasting is the Salvation") fica adormecida por três dias. Ao acordar esta pessoa sente algumas perturbações mentais. Durante os sonhos o personagem ouvia vozes que lhe diziam o que seriam as coisas que dariam sentido a sua vida, porém as frases são incompletas e aleatórias e ele deveria em sua vida dar complemento a essas frases e então resolve mudar sua vida buscando novos horizontes.
Perturbado mentalmente ele se vê um potencial assassino em série e as frases em sua mente o levam a começar a matar para dar sentido a sua vida com o lema “De alguma forma, a dor de dentro dos seus olhos é apenas o começo...” que foi interpretada pelo personagem de uma maneira errônea. Jack vive em constante luta com sua mente buscando equilíbrio. A estória pode ser conferida no site da banda nessa página (http://www.hangar.mus.br/port/reason.htm), onde também tem as letras das músicas em inglês e português e em cada faixa um breve texto contando um pouco da trama. A linguagem utilizada é bastante abstrata e não tem nada explicito. Bom, vamos as músicas.

Just The Beginning abre o álbum com uma música narrando às vozes na mente do assassino. A narração é feita por Antoniela do Canto que interpreta as vozes e a parte em português é narrada por Arnaldo Antunes que interpreta o assassino. The Reason of Your Conviction é de fato a primeira música do álbum, agressiva, pesada e veloz flertando com o Thrash em alguns momentos e em outros trazendo passagens mais arrastadas. Não dá para escolher um destaque, bateria, guitarra, voz, baixo e teclado, tudo soa perfeito junto. Hastiness começa com um pequeno solo de bateria e tem uma pegada marcante da cozinha baixo/bateria, além de riffs certeiros e a participação de Vitor Rodrigues do Torture Squad nos vocais. Call me in the Name of Death é a mais leve do álbum com linhas de teclado marcantes de Fábio Laguna e ótimas linhas vocais. A interpretação do vocalista Nando Fernandes é o grande destaque da música. No inicio há uma pequena participação de Antoniela com as vozes na mente do assassino. Forgive the Pain evidencia o lado progressivo da banda, destaque para a guitarra de Eduardo Martinez e a bateria de Aquiles Priester.

Captivity (A House with Thousand Rooms) é outra que flerta com o Thrash e tem um ótimo solo de guitarra, além de Aquiles com um trabalho destruidor na bateria que poucas vezes se vê igual. Forgotten Pictures é outra faixa em que Eduardo Martinez e Aquiles Priester fazem um ótimo trabalho, além do grande trabalho do vocalista Nando Fernandes. Everlasting is the Salvation é uma das mais complexas do álbum, cheia de quebras de ritmo e uma levada na guitarra muito boa. Também há participação de Antoniela com as vozes na mente do assassino e de Vitor Rodrigues do Torture Squad. Destaque para o vocalista Nando Fernandes. One More Chance tem bons riffs e linhas de teclado que preenchem muito bem a música. When the Darkness Takes You com destaque para o tecladista Fábio Laguna e o baterista Aquiles Priester.





Outros fatos interessantes: Recentemente o baterista Aquiles Polvo Priester lançou um livro chamado “De Fã A Ídolo” que se trata da biografia do baterista e retrata toda a sua trajetória desde seu nascimento na África Sul, passando pela mudança ao Brasil aos seis anos e mostrando todo seu desenvolvimento pessoal e artístico, o que fez com que se tornasse um dos principais bateristas de rock do planeta, respeitado por músicos do calibre de Nicko McBrain (Iron Maiden) e Mike Portnoy (Dream Theater). O livro foi escrito com base em mais de vinte horas de entrevistas concedidas pelo músico ao jornalista Antonio Carlos Monteiro. E também o Hangar possui um ônibus todo personalizado que é utilizado como transporte dos membros e do equipamento nas turnês, algo único no país.


Formação do álbum:
Nando Fernandes – Vocal
Eduardo Martinez – Guitarra
Nando Mello – Baixo
Fábio Laguna – Teclado
Aquiles Priester – Bateria

Formação atual:
Humberto Sobrinho – Vocal
Eduardo Martinez – Guitarra
Nando Mello – Baixo
Fábio Laguna – Teclado
Aquiles Priester – Bateria





Foto da formação atual com o ônibus da banda ao fundo 

Nenhum comentário: