Páginas

domingo, 3 de abril de 2011

GUS MONSANTO - Do inicio no Angel Heart ao polêmico fim do Revolution Renaissance

Hoje a postagem não é exatamente sobre uma banda brasileira, mas sim sobre um músico brasileiro que vem desbravando o mundo em bandas de fora do país. Gustavo Monsanto (mais conhecido como Gus Monsanto) é um vocalista brasileiro nascido em Petrópolis no Rio de Janeiro, é irmão do jornalista Eduardo Monsanto que apresenta o programa Pontapé Inicial na ESPN Brasil.


Gus decidiu que queria ser músico após ver na TV um show do Kiss em 1983, achou tão fascinante que logo ganhou sua primeira guitarra e começou a formar uma banda com seus amigos. Aos 16 anos, ao voltar para o Brasil após um tempo vivendo nos Estados Unidos, Gus que já começava suas próprias composições formou a banda de Hard Rock Angel Heart. Trocando a guitarra pelo microfone, nos anos 90 a banda lançou dois álbuns que tiveram boa receptividade pela mídia especializada no país e boa repercussão em outros países também. No fim dos anos 90 Gus foi convidado a entrar para a banda Overdose como baixista, uma das mais antigas bandas nacionais de heavy metal, onde teve contato com grandes bandas do metal mundial. Quando a Overdose se separou, Gus ficou um período com a banda paulista Portrait.

No inicio dos anos 2000 Gus planejava voltar aos Estados Unidos e para isso se uniu com o guitarrista e vocalista Marc Ferreira, um grande amigo de Gus. Em 2001 vários shows foram realizados nos Estados Unidos ao mesmo tempo em que tinha propostas de outras bandas brasileiras. Em 2002 entre essas propostas estava uma da gravadora paulista Frontline Records que buscava músicos para formar uma banda que se chamaria Astra.
Porém foram dois anos até a conclusão do projeto que gerou um CD que não teve boa repercussão e aceitação tanto pela mídia como por fãs (aliás é muito dificil achar esse álbum para compra e até mesmo para download para se ver como foi critico) causando muita confusão e desilusão aos membros da banda e que fez o vocalista pensar em desistir da música.

Em 2004 quando tudo parecia perdido, Gustavo Monsanto ficou sabendo que a banda francesa de Metal Neoclássico e Metal Progressivo, a banda Adagio estava à procura de um novo vocalista para o lugar de David Readman que havia deixado a banda. Gus enviou um material aos franceses por e-mail, mas sem muita expectativa devido a questões geográficas e logísticas. Adagio respondeu dizendo que tinha se interessado e queria saber mais do vocalista, além de que enviasse material cantando músicas da banda para saber se encaixava bem. Gus enviou o novo material e após isso foi convidado pela Adagio para ir à França. Imediatamente Gus foi integrado à banda que estava na parte final da “Underworld Tour” com shows nos EUA, Suíça, Espanha, Holanda e França e participando de alguns festivais na Europa. Em 2005 uma série de 40 shows no verão francês e as gravações do álbum “Dominate” encheram a agenda da banda.  O álbum foi lançado em dezembro de 2005 e o ano de 2006 foi todo gasto com a turnê mundial de suporte ao álbum.

Nesse período que esteve com a Adagio o vocalista começou também a produzir álbuns e realizar participações especiais em outros álbuns. Gus fez uma participação especial no álbum “Bravo” da banda Dr.Sin e no álbum “Collectif Tribute” do baterista Steph Cavanez. A banda francesa de Hard Rock The Lightseekers lançou em 2008 seu primeiro álbum com Gus como vocalista e co-produtor. Gus ainda produziu o álbum “Beyond Creation” da banda brasileira Skyrion e fez uma participação no álbum. Gus e Adagio acabam se separando após mais uma bem sucedida turnê pela Europa junto ao Kamelot ao fim de 4 anos do vocalista com a banda. A separação foi extremamente amigável e foi uma decisão de Gus que tinha outros planos e continuou trabalhando em seu projeto Zyon Vega junto aos membros da banda Aquaria Bruno Agra (bateria), Fernando Giovanetti (baixo) e Alberto Kury (teclados) além do guitarrista Alex Macedo da banda Atlantida.  Gus também substitui na banda norte americana de Hard Rock chamada Takara o vocalista Jeff Scott Soto. A banda conta ainda com o guitarrista Neal Grusky e com os músicos da banda de Yngwie Malmsteen Bjorn Englen e Patrick Johansson. Como a banda não visa turnês, Gus continua com seu outro projeto.



Ainda em 2008 Gus é escolhido por Timo Tolkki (ex guitarrista e líder do Stratovarius) para ser o vocalista da sua nova banda, a Revolution Renaissance. Timo Tolkki analisou material de inúmeros vocalistas e instrumentistas que enviaram seus trabalhos para ingressar na banda e assim como com a Adagio, Timo escolheu Gustavo Monsanto para ser o vocalista. A banda ainda contaria com o também brasileiro Bruno Agra na bateria, o baixista sueco Magnus Rosén, o tecladista grego Bob Katsionis, além claro do finlandês Timo Tolkki na guitarra, assim uma banda multinacional. A banda lançou três álbuns dos quais Gus participou de dois (no primeiro ainda era apenas um projeto solo de Tolkki).


Em 2009, além do lançamento de "Age of Aquarius" com o Revolution Renaissance, Gus fez uma participação especial no álbum "Archangels in Black" da Adagio (mostrando como a separação foi amigável), e realizou também uma participação especial no álbum "Dirt Metal" da banda finlandesa Thunderstone .
Em 2010 Gus fez mais participações, no álbum "Trapped" do músico francês Julien Damotte onde Gus canta em 4 faixas do álbum. Gus foi também o vocalista do álbum "Kim's Over Silence" da banda de mesmo nome onde o baixista foi Franck Hermanny da Adagio também em uma participação especial. Gus também produziu o debut da banda brasileira Pleiades e também fez os backing vocals do álbum. Ainda em 2010 veio o segundo trabalho de Gus com sua principal banda, o álbum "Trinity" do Revolution Renaissance. Após isso devido a uma série de problemas Timo Tolkki decidiu encerrar as atividades da banda e então uma grande polêmica surgiu, uma das maiores da história do Heavy Metal.


Quando Tolkki disse aos outros membros que iria acabar com a banda dois meses após o lançamento do terceiro álbum da banda, o co-produtor do CD Santtu Lehtiniemi que não concordou com isso, pois a banda estava indo muito bem, contatou a banda e revelou um grande esquema. O álbum vinha recebendo ótimas criticas da mídia especializada e muitas elogiando e muito os riffs e solos de guitarra de Tolkki, que finalmente começava a se distanciar do que fez durante cerca de 20 anos no Stratovarius, porém Santtu revelou que os solos de guitarra dos álbuns “Age of Aquarius” de 2009 e “Trinity” de 2010 foram gravados por ele e não por Tolkki. Um verdadeiro escândalo, ainda mais se considerar que Tolkki foi líder e principal compositor de uma banda do calibre do Stratovarius e influenciou muitos guitarristas. O tecladista Bob Katsionis resumiu bem o sentimento do grupo, “Eu queria nunca ter tocado uma nota sequer naquele álbum. Houve muita merda nos bastidores desse álbum. Talvez você possa perguntar pra um cara, Gus Monsanto, como ele se sente em relação a esse trabalho. Pior do que eu. Pena, um dos ídolos da minha infância foi destruído.” Gus considerava até o momento que o RR era o ápice de sua carreira e também como Bob um fã de Timo Tolkki.

Os outros músicos tentaram seguir com a banda, mas Tolkki não liberou para que eles continuassem usando o nome Revolution Renaissance, então os membros lançaram uma campanha na internet para os fãs ajudarem a escolher um novo nome para a banda. Muito se falou sobre a situação e já faz algum tempo que não há noticias oficiais sobre a situação da banda. Enquanto isso não se resolve há o novo projeto de Gus chamado Gun Point que toca clássicos do hard/heavy.

Abaixo algumas poucas músicas de toda a carreira de Gustavo Monsanto (infelizmente não encontrei nenhum vídeo da banda Lightseekers com o Gus nos vocais).

Angel Heart.
Única banda onde os vocais de Gus não me agradam, ainda não tinha um equilibro de agudos com graves, onde os agudos não me parecem muito "legais".





Na banda francesa Adagio.
Gosto muito da banda e talvez por isso considero este o melhor trabalho de Gus.





Com a banda norte americana Takara. Um bom trabalho



No Revolution Renaissance, outro trabalho magnífico.





















Discografia:
Angel Heart - Welcome (1994)
Astra - Astra (2004)
Adagio - Dominate (2005)
Lightseekers - Flying Free (2008)
Takara - Invitation to Forever (2008)
Kim's Over Silence - Kim's Over Silence (2010)
Revolution Renaissance - Age of Aquarius (2009) e Trinity (2010)

Participções especiais:
Dr.Sin - Bravo (2007)
Venturia - Hybrid (2008)
Skyrion - Beyond Creation (2008)
Adagio - Archangels in Black (2009)
Thunderstone - Dirt Metal (2009)
Julien Damotte - Trapped (2010)
Painside - Darl World Burden (2010)
Pleiades - Pleiades (2010)

Nenhum comentário: