Páginas

quinta-feira, 31 de março de 2011

HANGAR - Infallible

A banda Hangar foi formada no ano de 1997 em Porto Alegre e no inicio tocava covers de Helloween, Stratovarius, Dream Theater, entre outros. Logo a banda começou a se tornar conhecida pelos ótimos shows que fazia e decidiu investir em sons próprios. Em 1999 lançaram o primeiro álbum, chamado “Last Time” que foi muito bem recebido e a banda considerada revelação nacional. De lá até hoje a banda lançou mais quatro álbuns, “Inside Your Soul” de 2001, “The Reason Of Your Conviction” de 2007 e “Infallible” em 2009.

A banda demorou seis anos para lançar seu terceiro álbum após o “Inside Your Soul” pelo fato do baterista e líder do grupo Aquiles Priester ter entrado para o Angra em 2001 e que acabou tomando todo o tempo do baterista. Com isso a banda mesmo não lançando material inédito só teve a ganhar, pois entre 2001 e 2008, período em que Aquiles ficou no Angra, ele se tornou conhecido no mundo todo como um dos melhores bateristas progressivos do planeta. Por vários motivos Aquiles “Polvo” Priester (apelidado carinhosamente de polvo devido a velocidade com que toca que faz parecer que tem mais membros) saiu do Angra em 2008 e desde então se dedica totalmente ao Hangar e a vários workshops de bateria que realiza pelo mundo.

O Hangar atualmente só conta com o próprio Aquiles dos membros originais, mas a formação que fez a banda explodir foi a de 2007 que hoje é quase a mesma, só trocaram de vocalista no começo de 2009 quando Nando Fernandes alegou incompatibilidade de relacionamento com alguns membros. Para seu lugar veio Humberto Sobrinho, vocalista da banda Glory Opera. Bem, hoje falarei sobre o último álbum lançado pela banda.

Capa do álbum “Infallible”
Faixas:
1 – The Infallible Emperor (1956)
2 – Color Blind
3 – Solitary Mind
4 – Time to Forget
5 – A Miracle in My Life
6 – The Garden
7 – Dreaming of Black Waves
8 – Based on a True Story
9 – Handwritten
10 – Some Light to Find My Way
11 – 39’ (Bonus Track)
12 – Mais Uma Vez (Bonus Track)
Lançamento: 2009
Gravadora: Dynamo Records

Sem dúvida alguma, após o lançamento de “The Reason of Your Conviction” o Hangar se tornou um dos maiores nomes do Heavy Metal Tupiniquim. A saída do vocalista Nando Fernandes em 2009 causou grande preocupação em muitos fãs da banda, mas não passou de um susto... Aquiles não poderia ter escolhido alguém melhor do que Humberto Sobrinho para a banda, um vocalista versátil e experiente que não deixou a qualidade da banda se alterar. Em relação às letras das músicas, “Elas falam sobre a força que move o ser humano, que acredita que deve buscar e fazer tudo honestamente pelos seus objetivos. É um disco otimista do ponto de vista de lutar e buscar resultados”, diz o próprio Aquiles. O CD alterna momentos rápidos e pesados com músicas cadenciadas e calmas. Se o álbum anterior foi uma bela mistura de Power Metal com Metal Progresivo, aqui há faixas heavy metal, outras com influências thrash, progressivas e até mesmo do hard rock. Os versáteis vocais de Humberto Sobrinho abriram um grande leque de opções para o Hangar explorar.

The Infallible Emperor (1956) é comandada pelo bumbo duplo do excepcional Aquiles em uma faixa rápida e pesada, onde se destacam além do baterista os riffs marcantes da guitarra de Eduardo Martinez e as ótimas linhas vocais e interpretação de Humberto Sobrinho. Ainda há tempo para um bom trabalho do tecladista Fábio Laguna também. Color Blind é mais cadenciada e complexa que a faixa anterior e há várias mudanças no andamento. Aqui também temos bons riffs por parte de Eduardo Martinez e uma linha vocal meio diferente, mas interessante. Solitary Mind é uma balada com influências do Hard Rock, cadenciada e com uma bela melodia para os ouvidos com um vocal agora limpo por parte de Humberto Sobrinho e um bom trabalho de teclado que preenche muito bem a música. Time to Forget é outra balada com influências do Hard Rock com um ótimo riff no inicio da música e uma excelente interpretação de Humberto Sobrinho. A música tem participação especial de Theo Vieira. A Miracle In My Life é a mais longa e uma das mais pesadas. O destaque aqui vai para o baterista Aquiles Priester e o vocalista Humberto Sobrinho que nessa faixa apresenta um vocal com drives muito bem colocados. The Garden é um pouco mais elaborada e “diferentona”, tem bons riffs de guitarra e um solo bem pesado, além de novamente um ótimo trabalho de bateria.

Dreaming of Black Waves é outra com muita influência do Hard Rock, tem um bom trabalho de vocais de fundo e participação especial da vocalista Stefanie Schirmbeck da banda Holiness. Based on a True Story é uma balada, mas com menos destaque que as outras baladas presentes no álbum, se destacam os vocais de Humberto Sobrinho. Handwritten tem uma pegada thrash com destaque para Eduardo Martinez e Humberto Sobrinho novamente com linhas vocais diferentes de tudo o que já foi ouvido no álbum. Some Light to Find My Way tem uma veia Power Metal com destaque para o magnífico trabalho do baterista Aquiles Priester e o guitarrista Eduardo Martinez. Para finalizar, duas faixas bônus que são covers, a faixa “39” é um cover do Queen e a última música é Mais Uma Vez, música escrita por Renato Russo e Flávio Venturini, e ainda há participação especial da banda Roupa Nova nos vocais. Algo um tanto inusitado quando se fala de discos de Heavy Metal essa união, mas muito bem feita. Segundo Aquiles, “desde a primeira vez que ouvi essa música, ainda na década de 80, me senti inspirado pela letra. Durante todos esses anos, essa música teve um significado muito forte dentro do nosso trabalho e já a tínhamos tocado quando nos apresentávamos em formato acústico, na turnê do último disco”.






Outros fatos interessantes: Recentemente o baterista Aquiles Polvo Priester lançou um livro chamado “De Fã A Ídolo” que se trata da biografia do baterista e retrata toda a sua trajetória desde seu nascimento na África Sul, passando pela mudança ao Brasil aos seis anos e mostrando todo seu desenvolvimento pessoal e artístico, o que fez com que se tornasse um dos principais bateristas de rock do planeta, respeitado por músicos do calibre de Nicko McBrain (Iron Maiden) e Mike Portnoy (Dream Theater). O livro foi escrito com base em mais de vinte horas de entrevistas concedidas pelo músico ao jornalista Antonio Carlos Monteiro. E também o Hangar possui um ônibus todo personalizado que é utilizado como transporte dos membros e do equipamento nas turnês, algo único no país.

Formação:
Humberto Sobrinho – Vocal
Eduardo Martinez – Guitarra
Fábio Laguna – Teclados
Nando Mello – Baixo
Aquiles Priester – Bateria e Percussão


Nenhum comentário: