Páginas

quarta-feira, 16 de março de 2011

SHADOWSIDE - Dare to Dream

Olá, pessoal. O post de hoje é sobre a banda Shadowside que foi formada na cidade de Santos em 2001. No mesmo ano a banda lançou um EP com o nome da banda que foi muito elogiado pela critica especializada e com um ano de carreira já estavam abrindo shows para bandas como Nightwish, Shaman e Primal Fear. Em 2005 veio o primeiro álbum sob o nome “Theatre of Shadows” que também foi bem recebido por fãs e critica e foi considerada por muitos como umas das melhores bandas do ano e resultou em uma turnê. Mas foi em 2007 que a banda explodiu no mundo, a banda foi a vencedora do “AirPlay Direct All Things Digital Hard Rock / Heavy Metal Contest”, deixando para trás mais de 1000 bandas de todo o mundo. Com a exposição ganha com a vitória na competição assinaram com a gravadora norte americana Chavis Records para o relançamento do álbum no mundo todo.

A banda também foi destaque da “Indianapolis Metal Fest” em 2007 e assim fecharam uma turnê com vários shows pelos Estados Unidos e participação em vários festivais norte americanos como o Rocklahoma que é um dos maiores eventos do estilo no mundo onde tocaram para um público de 60.000 pessoas. A banda lançou o seu segundo álbum “Dare to Dream” em 2009, mais uma vez muito bem recebido pela critica e atualmente é a banda brasileira de maior expressão nos Estados Unidos depois do Sepultura. Em 2011 a banda lançará o seu terceiro álbum no mês de junho. Bem, vamos comentar um pouco sobre o álbum que no momento é o último lançamento do grupo.

Capa do álbum "Dare to Dream"
Faixas:
1 – Nation Hollow Mind
2 – In the Night
3 – Last Thoughts
4 – Hideaway
5 – Baby in the Dark
6 – Ready or Not
7 – Memories
8 – Wings of Freedom
9 – Time to Say Goodbye
10 – Life Denied
11 – Dare to Dream
Lançamento: 2009
Gravadora: LCM / Radar Records em território brasileiro

O som da banda segue na linha do Heavy Metal tradicional com bastante influência do Hard Rock e pitadas de Power Metal. Uma vital diferença é que a banda tem uma vocalista mulher que acrescenta grande melodia nos vocais, mas seu vocal não é o tradicional vocal lírico feminino encontrado no Symphonic/Gothic/Dark metal. O vocal é melódico, mas agressivo e com um timbre bem mais grave do que o normal a escutar em vocalistas mulheres e até mesmo mais grave do que muito timbre masculino que encontramos na cena onde é comum timbres masculinos agudos.

Nation Hollow Mind é a primeira faixa do álbum, é pesada, possui riffs rápidos e certeiros e uma boa linha vocal. Destaque para a levada na guitarra. In the Night é mais cadenciada e melódica que a anterior e tem um refrão grudento. Destaque para a vocalista. Em Last Thoughts é difícil escolher um destaque, as linhas de baixo são boas, a bateria tem um ótimo trabalho e a guitarra e a vocalista continuam com ótimo desempenho. Hideaway tem uma intro no piano, é cheia de linhas de teclado e tem um refrão legalzinho. Baby in the Dark tem bons riffs, um bom e criativo solo de guitarra e um refrão grudento. Ready or Not acaba tendo pouco destaque no álbum, foi a que menos gostei, apesar de ter um bom solo de guitarra.

Memories tem como destaque os riffs certeiros da guitarra, além do solo e os vocais de Dani Nolden. Wings of Freedom lembra um pouco o Iron Maiden e tem um bom refrão. Time to Say Goodbye é uma balada levada no violão e com um vocal limpo. Não me agradou muito. Life Denied e Dare to Dream são as músicas finais, a primeira com um bom solo de guitarra, Dani com vocais mais agudos que o normal e um bom trabalho da cozinha bateria/baixo, e a segunda é praticamente um hard rock.







Formação:
Dani Nolden – Vocal e Teclado
Raphael Mattos – Guitarra
Edu Simões – Baixo
Fabio Buitvidas – Bateria


Nenhum comentário: