Páginas

quinta-feira, 3 de março de 2011

SOULSPELL METAL OPERA - Labyrinth of Truths

Olá, pessoal. Estou de volta com um post sobre a Soulspell Metal Opera. O Soulspell foi idealizado pelo baterista Heleno Vale que é natural de Lençóis Paulista com o intuito de criar uma Metal Opera e lançou seu primeiro disco em 2008, disco este que dividiu opiniões. Alguns consideraram cópia descarada da Metal Opera de Tobias Sammet, o Avantasia e outros incentivaram o projeto que reuniu vários músicos da cena no país também com o objetivo de unir a cena heavy metal brasileira além de revelar novos talentos no metal brasileiro.

O álbum “A Legacy of Honor” de 2008 foi um bom álbum, mas claramente o projeto tinha potencial para fazer ainda melhor. Em 2010 o projeto de Heleno Vale lançou o segundo ato da Metal Opera sob o nome “Labyrinth of Truths” e calou a boca de todos que criticaram negativamente o projeto no passado. O terceiro álbum está previsto para lançamento no segundo semestre de 2011 e contará com a participação de Blaze Bayley e Tim"Ripper" Owens.

Capa do álbum “Labyrinth of Truths”
Faixas:
1 – The Entrance
2 – The Labyrinth of Truths
3 – Dark Prince's Dawn
4 – Amon's Fountain
5 – Into the Arc of Time (Haamiah's Fall)
6 – Adrift
7 – The Verve
8 – Forest of Incantus
9 – A Secret Compartment
Ano de lançamento: 2010
Gravadora: Hellion Records

O segundo ato da Metal Opera de Heleno Vale conta novamente conta com a participação de vários músicos nacionais, alguns conhecidos e outros nem tanto (inclusive ocorreu um concurso de canto organizado por Heleno em que os quatro melhores cantariam no projeto), mas desta vez também tivemos participações de músicos internacionais como Roland Grapow, Jon Oliva e Zak Stevens. Nesse álbum mais talentos foram revelados, um grande trabalho que Heleno Vale vem fazendo.

The Entrance é a faixa de abertura e é só instrumental que já deixa o ouvinte no clima do álbum. The Labyrinth of Truths segue mesclando linhas progressivas e agressivas com corais muito bem sacados e um refrão marcante. Dark Prince's Dawn tem um interessante dueto entre os vocalistas e não fica presa em clichês do estilo. Amon's Fountain começa de forma suave e depois ganha peso, com um refrão grudento e um belo dueto com Daísa Munhoz e Mario Pastore. Into the Arc of Time apresenta o maior caráter operístico do álbum, e conta com um dueto com as vozes de Zak Stevens e Jon Oliva que não cantavam juntos há dez anos desde que tiveram problemas no Savatage. Só mesmo Heleno Vale para conseguir realizar uma façanha dessas.

Adrift é uma balada mais simples que as faixas anteriores em termos de composições, mas transborda em feeling com os vocais de Daísa Munhoz e Lucas Martins. The Verve, Forest of Encantus e A Secret Compartment alternam entre velocidade e momentos cadenciados e cada uma é única com as belas interpretações dos vocalistas que não mediram esforços para dar vida aos personagens da opera. A última faixa do álbum conta no final dela com a participação de Eduardo Falaschi do Angra.

O Álbum é impecável, arranjos com riqueza, instrumental magnífico, corais primorosos e ótimos duetos. A produção é cristalina e é necessário exaltar o extraordinário trabalho de Heleno Vale que não desistiu nunca de levar esse projeto adiante.

O conceito por trás do álbum se desenvolve ao redor de Timo (filho de Tobit, personagem do primeiro álbum) que é interpretado por Mario Pastore. As decisões que Timo e os outros personagens vão tomando ao longo da trama acabam influenciando tanto o passado, como o presente e o futuro. A trama é fictícia, mas faz referencias e se entrelaça com vários momentos históricos como o nascimento do Cristianismo, as Cruzadas, a guerra de Tróia, Segunda Guerra Mundial e etc, chegando até o presente. A estória é muito bem estruturada e pode ser conferida no site do Soulspell Metal Opera.






Site do projeto: http://www.soulspell.com/

Formação:

Vocalistas:
Alex Voorhes (Imago Mortis) – Como “The Ripper”
Carlos Zema (Ex-Vogan) – Como “Hollow the Dragon, Guardian of the Labyrinth”
Daísa Munhoz (Vandroya) – Como “Judith, the Princess”
Dan Rubin (Magician) – Como “The Voice of Incantus”
Eduardo Falaschi (Angra) – Como “The Voice Entering the Labyrinth”
Gérman Pascula (Narnia) – Como “Ollaff, Timo's Childhood Invisible Friend”
Gui Antonioli (Anaxes) – Como “Amaranty, the Vampire”
Iuri Sanson (Hibria) – Como “Amom, the Egyptian God”
Jefferson Albert – Como “Padyal, The Worshipful Master”
Jon Oliva (Savatage) – Como “The Insanity Inside the Labyrinth”
Leandro Caiçolo (Ex-Eterna) – Como “Tobit”
Manuela Saggioro – Como “The Talking Diary”
Mário Pastore (Pastore) – Como “Timo, Tobbit's son”
Maurício Del Bianco – Como “Hammiah, the Magician”
Nando Fernandes (Ex-Hangar) – Como “Samael, the Prince of Devils”
Rafael Gubert – Como “Fredric, Tomo's Murdered Friend”
Raphael Dantas (Caravellus) – Como “Centaur, the New Prince of Hell”
Tito Falaschi (Illustria) – Como “Arlin, the Dark Angel”
Zak Stevens (Savatage) – The Conscience Inside the Labyrinth”

Intrumentistas:
Heleno Vale – Bateria
Gabriel Magioni – Teclados
Caetano Ranieri – Teclados
Mauricio Del Bianco – Teclados
Fernando Giovanetti – Baixo
Tito Falaschi – Baixo
Wanner Mauricio – Baixo
Rodolfo Pagotto- Guitarra
Cleiton Carvalho – Guitarra
Leandro Erba – Guitarra
Demian Tiguez – Guitarra
Roland Grapow – Guitarra



Nenhum comentário: