Páginas

domingo, 27 de março de 2011

KORZUS - Discipline of Hate

A banda Korzus foi uma das pioneiras do estilo em São Paulo, formada em 1983 e de lá até o ano passado o grupo lançou seis álbuns de estúdio, dois álbuns ao vivo e um DVD. É uma das referências nacionais quando se fala em Thrash Metal. Apesar de uma discografia relativamente pequena levando em consideração os 27 anos da banda e “apenas” 6 álbuns lançados, a discografia do grupo é muito boa e por muitos sempre foi considerada uma das bandas mais injustiçadas do underground brasileiro. Com o penúltimo álbum, “Ties of Blood” de 2004 que foi considerado uma verdadeira obra prima pela critica especializada a banda realizou turnês pelo Brasil, Europa e América do Norte. Apesar disso o álbum seguinte só seria lançado no ano passado sob o nome de “Discipline of Hate” que foi considerado ainda melhor que “Ties of Blood”.

Com esse álbum finalmente justiça foi feita, o álbum foi considerado no Brasil e em vários países pelo mundo como o melhor álbum Thrash do ano e um dos melhores do ano qualquer que fosse o gênero. Com isso a banda conseguiu fechar ótimas parcerias comerciais, inclusive com a gravadora alemã AFM Records que distribuiu o álbum de maneira mundial. Em Fevereiro de 2011 a banda esteve em turnê pela Europa e o grupo foi recentemente confirmado para tocar no Rock In Rio 2011. Bom, vamos falar do álbum lançado no ano passado.

Capa do álbum “Discipline of Hate”
Faixas:
1 – Discipline of Hate
2 – Truth
3 – 2012
4 – Raise Your Soul
5 – My Enemy
6 – Revolution
7 – Never Die
8 – Slavery
9 – Last Memories
10 – Under His Command
11 – You Reap What You Sow
12 – Hell
13 – Hipocrisia
Lançamento: 2010
Gravadora: Laser Company Records no Brasil e AFM Records no mundo

Quanto mais o tempo passa, melhor a Korzus fica (assim como o vinho hehe.). O grupo com bases no Thrash Metal Old School mesclando o thrash da escola americana com o tharsh da escola européia consegue criar uma identidade própria e apesar da atmosfera old school a banda não soa ultrapassada. O álbum alterna com maestria entre momentos “porradaria total” e cadência (mesmo que a cadência no thrash metal seja mais pesada que muita coisa rsrs) com músicas curtas, diretas e sem “firulas”. Um som denso, técnico e agressivo, muito bem produzido pelos próprios Marcello Pompeu e Heros Trench no estúdio Mr. Som, que te dá vontade de bater cabeça no próprio quarto ao ouvir o CD.

A faixa título abre o álbum de maneira bem climática que te deixa ansioso, pois sabe que a qualquer momento a porrada vai começar a rolar. Com um riff rápido e cortante a música começa de vez, com destaque para a bateria destruidora de Rodrigo Oliveira e os sofridos e desesperados vocais de Marcello Pompeu. Truth não é das mais pesadas do álbum, mas mesmo assim figura entre as melhores com destaque para os ótimos riffs de guitarra que alternam momentos velozes e momentos cadenciados e os vocais e backing vocals bem encaixados. 2012 é uma das mais rápidas do CD em alguns momentos soa mais moderna que as outras faixas. Destaque para o baterista Rodrigo Oliveira. Raise Your Soul tem como destaque os coros e backing vocals misturados ao vocal de Marcelo Pompeu que nesta faixa não apresenta um vocal tão sofrido como nas anteriores. É a típica música para o refrão ser cantado em uníssono pelo público em uma apresentação ao vivo. Em My Enemy o destaque vai para os guitarristas Heros Trench e Antonio Araújo com riffs muito bem sacados. Revolution é uma música rápida e pesada com destaque para os guitarristas tanto nas bases como no solo e o baterista que também apresenta um grande trabalho.

Never Die tem o seu trunfo no refrão grudento e vocal de Marcello Pompeu junto com os backing vocals, além de um bom solo de guitarra. Em Slavery encontramos o bom e velho thrash old school que lembra bastante o Slayer onde é impossível escolher algum integrante como destaque, pois todos estão no mesmo nível. Last Memories tem guitarras densas e pesadas com uma levada muito interessante. A bateria também e destruidora e o refrão grudento. Under His Command talvez tenha os riffs de guitarra mais marcantes do álbum e um dos melhores solos e novamente a bateria muito bem. You Reap What You Sow e Hell são outras com riffs marcantes e refrãos grudentos. Hipocrisia versada em português fecha o álbum com uma música bem rápida e com destaque para o vocalista e o baterista.







Formação:
Marcello Pompeu – Voz
Heros Trench – Guitarra
Antonio Araujo – Guitarra
Ricardo Siebert – Baixo
Rodrigo Oliveira – Bateria


Nenhum comentário: