Páginas

quinta-feira, 21 de abril de 2011

ANGRA - Banda plagiada pelo Parangolé

Nos últimos dias vimos surgir uma grande confusão... O grupo parangolé (o do rebolation) teria usado em sua música "Azevixe" um riff da música "Nova Era" do Angra. Um fã da banda de Heavy Metal teria mostrado ao baixista Felipe Andreoli a música e logo depois Felipe teria enviado aos outros integrantes da banda. No inicio achei que era uma piada uma banda de axé plagiando uma de Heavy Metal... Mas esse mundo está perdido mesmo.

O guitarrista Kiko Loureiro (que criou o riff) e o baixista Felipe Andreoli comentaram em seus twitters sobre o plágio e o líder do Parangolé, Léo Santana, fez uso de palavras desnecessárias em resposta aos músicos do Angra em um bate boca via Twitter.









































A música "Azevixe" é de 2006 (Nova Era de 2001) quando Léo Santana ainda nem estava no grupo e foi relançada recentemente com ele como cantor. Confira o plágio:



Fãs do Angra criaram no twitter a hashtag #parangolixo, uma maneira de zuar um pouco com a situação que foi aderida por todos fãs da banda e também simpatizantes. A hashtag acabou indo parar nos trend topics do Brasil (os assuntos mais comentados do twitter no Brasil) em primeiro lugar e virou noticia em vários sites na internet (uol, globo.com, terra e etc) e também foi parar na televisão, inclusive no Jornal da Globo.

Quem disse que a cena metal não é unida? rsrs. Depois da confusão o produtor musical do Parangolé explicou em uma entrevista ao Jornal da Globo o que aconteceu, confiram:



De maneira impressionante, o Angra parece ser tão influente que até grupos de forró já fizeram suas versões para algumas músicas da banda. A Calcinha Preta gravou "Agora Estou Sofrendo" que originalmente era "Bleeding Heart", o grupo Moleca 100 Vergonha gravou "O Alvo" que era originalmente "Stand Away", dentre outras, mas estes grupos pagaram os direitos autorais e foi tudo combinado.

Nenhum comentário: