Páginas

domingo, 10 de abril de 2011

TERRA PRIMA - And Life Begins

Hoje apresentarei para vocês a banda pernambucana chamada Terra Prima. Formada em 2004, a banda já passou por algumas trocas na formação durante os seis anos de existência e lançaram um promo-cd chamado “Life Carries On”, o EP “Step By Step”, até que em 2010 lançaram o seu primeiro álbum “And Life Begins”. Segundo os integrantes da banda, o nome que traduzindo do latim para o português significa “Primeira Terra”, deve ser entendido como “A Terra em sua essência ou origens”. Com base nisso, a principal característica da banda é unir ao Heavy Metal sons e ritmos de varias partes do mundo.  Vamos então falar do álbum, que foi bem aceito pela crítica e está vendendo muito bem no Japão, e que deve resultar numa turnê da banda pela Europa no segundo semestre desse ano.

Capa do álbum “And Life Begins”
Faixas:
1 – GateZzzZzz
2 – Time to Fly
3 – Rage
4 – Await the Story’s End
5 – New Dawn
6 – Prelude to Life
7 – And Life Begins
8 – Step by Step
9 – Gain
10 – Life Carries On
11 – Essence
Gravadora: Produzido no estúdio Mr. Som e com distribuição pela Voice Music

O Terra Prima tem clara suas maiores influências no Angra. O álbum que mescla o Heavy Metal com ritmos como o baião, maracatu, flamenco, salsa e tantos outros ritmos, em certo ponto lembra o “Holy Land” do Angra que unia vários ritmos brasileiros com o Heavy Metal e que o Angra sempre fez em seus outros álbuns em menor intensidade. Claro que a banda não é uma cópia dos paulistanos, pois conta com ritmos de fora do país também, dentre outras características que os diferem.

A primeira faixa é instrumental e já nos presenteia com as influências regionais, a faixa conta com participações especiais Gilmar Bolla 8 do Nação Zumbi e da Babi Jaques. Time to Fly tem uma pegada mais progressiva com boas passagens de baixo e um interessante solo de teclado e um bom refrão. Em Rage o destaque vai para o baterista e as boas linhas vocais. Await the Story’s End tem um inicio bem cadenciado com um vocal suave e ótimas linhas de piano para depois ganhar em peso e velocidade. Aqui podemos notar a influência da salsa entre outros ritmos, além de um refrão grudento e um bom solo de guitarra. Em New Dawn o ritmo da vez é o flamenco, a música começa de forma cadenciada e depois ganha em peso e velocidade, mais uma faixa com um bom refrão e ainda conta com a participação especial de Andria Busic do Dr.Sin, simplesmente excepcional a participação do vocalista do Dr.Sin junto a Daniel Pinho.

Prelude to Life é instrumental e como o nome diz é um prelúdio para a faixa seguinte que é a que leva o título do álbum. And Life Begins tem um bom trabalho dos guitarristas e interessantes passagens de teclado, um bom solo de baixo seguido por um ótimo solo de guitarra. Step by Step é uma balada com um ótimo trabalho de vozes e boas linhas de piano, além de um bom trabalho conjunto de guitarra/teclado. O vocalista nos brinda com uma grande interpretação, e ainda temos um virtuoso solo de guitarra. Gain é a mais Speed Metal do álbum com destaque para a bateria e as guitarras, ainda com boas linhas de teclado. Life Carries On é rápida e tem como destaque o vocalista e o baixista, e como sempre um bom solo de guitarra. Essence finaliza com chave de ouro com a participação especial do guitarrista do Angra, Rafael Bittencourt, mas aqui ele não usa a guitarra e sim a voz, já que agora ele é guitarrista do Angra e guitarrista e vocalista do seu outro projeto, o Bittencourt Project.

A Terra Prima é uma banda que já está colhendo os frutos desse bom álbum, mas é nítido que o grupo tem ainda muito potencial para se desenvolver e os próximos trabalhos, onde já terão mais experiência podem ser ainda melhores e ousar um pouco mais ainda com a idéia de pegar ritmos do mundo todo para mesclar com o metal.







Formação:
Daniel Pinho – Vocal
Otávio Mazer – Guitarra
Diego Veras – Guitarra
Pedro Diniz – Baixo
João Nogueira – Teclado
Tiago Guima – Bateria

Nenhum comentário: