Páginas

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

SODAMNED - The Loneliest Loneliness

A banda Sodamned foi formada em 1999 em Santa Catarina por Gilson, Juliano e Gerson com a proposta de fazer um death metal de qualidade. Desde então o grupo lançou uma demo chamada “On The Gallows” em 2003 e o CD-Split “The Damned Celebration” em conjunto com a banda gaúcha Dark Celebration.

Com muita calma e prizando pela qualidade, agora em 2011 após 10 de anos de história a banda finalmente lançou o seu debut intitulado “The Loneliest Loneliness” que está sendo bem recebido pela crítica especializada, e que rendeu para a banda uma turnê com cerca e 16 shows na Europa.


Capa do álbum
Faixas:
1 – Fear
2 – Graveyard of Secrets
3 – Tortures and Nightmares
4 – Sky and Earth
5 – Hope
6 – Um Enigma Envolto em Mistério
7 – The Mountain
8 – Painted in Blue
9 – Hanged
10 – Ewige Wiederkunft
Lançamento: 2011
Gravadora: Face The Abyss Records

O álbum começa com Fear que sem tempo a perder já começa agressiva e veloz. Bateria quebrando tudo e baixo alucinado, com o gutural de Juliano que contrasta muito bem com os berros de Felipe Gonçalves, ótima escolha para iniciar o álbum. Seguindo o play temos Graveyards of Secrets que nos faz sair batendo cabeça no quarto mesmo. Magnífico trabalho de guitarras com riffs grudentos e destruidores e destaque aos berros de Felipe Gonçalves, uma das melhores do álbum. Tortures and Nightmares é a faixa seguinte e vai fuzilando riffs em nossos pobres tímpanos. O grande destaque da faixa é o guitarrista Edilson com riffs vorazes e solos mais limpos e eficientes, além claro de merecer destaque o gutural infernal de Juliano. Sky and Earth que segue com Gilson massacrando sua bateria e Juliano e Edilson em grandes interpretações  que passam uma infernal sensação de desespero em meio a seus urros e berros e também vale ressaltar as linhas de baixo. É uma das faixas em que fica bastante evidente as influências mais melódicas da banda.  Hope é uma faixa curta de pouco mais de 2 minutos que não chama muita atenção dentro do álbum, acaba ficando meio apagada em meio a tantas grandes composições.

Um enigma envolto em mistério além de ser diferente pelo título em português, também é uma música apenas instrumental regada a muita técnica e velocidade e que me lembrou muito o heavy oitentista. Ótimo seria se sempre que uma banda resolver colocar uma faixa instrumental fosse uma faixa grandiosa como essa e não somente para preencher o álbum. The Mountain é outra que em muitos momentos remete ao som das bandas oitentistas, como se estas agora fundissem seu som ao metal extremo. Somente uma palavra para descrever: Destruidor! Na sequência Painted in Blue inusitadamente tem uma parte versada em português, mas sem soar estranho. O baixo de Felipe Gonçalves tem grande destaque na faixa com linhas eficientes, mas no geral a banda toda se mostra entrosada e dominando perfeitamente seus instrumentos. Hanged já nos traz o lado mais agressivo e pesado da banda logo de inicio para o ouvinte se já não estiver com um baita torcicolo continuar no headbanging hehe. Ewige Wiederkunft (um conhecido conceito filosófico de Friedrich Nietzsche sobre o “eterno retorno”) vai finalizar o álbum, mas o fará de forma magistral. A faixa simplesmente apresenta os riffs mais grudentos do álbum em mais uma esplendida fusão do death metal com o heavy tradicional.






Um trabalho que exala profissionalismo, qualidade e bom gosto. A produção do álbum é de ótima qualidade tornando todos os instrumentos perfeitamente audíveis, a arte da capa por parte de Gustavo Sazes é perfeita, e o mais importante, a Sodamned faz um som infernal (no bom sentido é claro). Se tu és um dos amantes do metal extremo certamente não se arrependerá de pegar um tempo para ouvir esta banda de Santa Catarina.
Nos últimos dias estava trabalhando em uma postagem sobre os melhores lançamentos nacionais em 2011 para postar no blog em breve, e certamente terei de modificar e colocar este The Loneliest Loneliness, pois é sem dúvidas um dos melhores lançamentos do ano passado destas terras tupiniquins. O álbum está disponível na íntegra no myspace da banda.


Formação:
Edilson Lúcio - Guitarra
Felipe Gonçalves - Baixo e Vocais gritados
Gilson Lange - Bateria
Juliano Regis da Silva - Guitarra e Vocal gutural

Nenhum comentário: