Páginas

sábado, 14 de janeiro de 2012

PROJECT46 - Doa a Quem Doer

A Project46 foi formada na cidade de São Paulo em 2008, inicialmente como um pequeno projeto sem muitas ambições, indo pouco tempo depois a se transformar em uma banda de fato.

Após fixar uma formação, a banda lançou um EP auto-intitulado em 2009 que continha 4 faixas e em 2011 lançaram o seu primeiro álbum de estúdio “Doa A Quem Doer”.

Capa do álbum
Faixas:
1 – 809072
2 – Atrás das Linhas Inimigas
3 – Impunidade
4 – Capa de Jornal
5 – Se Quiser
6 – Violência Gratuita
7 – Amanhã Negro
8 - #46
9 – Dor
10 – No Rastro do Medo
11 – Acorda Pra Vida
Lançamento: 2011
Gravadora – Independente

A banda apresenta como eu diria um “heavy metal moderno” mesclando thrash, hardcore e metalcore, regado a muito groove e com ótimos trabalhos nas guitarras. Para iniciar temos a vinheta 809072 (que diabos significam esses números?) com sons de armas de fogo e gritos de desespero criando um clima bastante tenso. A pesada Atrás das Linhas Inimigas é de fato a primeira faixa do disco que já começa com riffs grudentos e passagens de baixo muito bem encaixadas em uma música cheia de groove com ótimas linhas vocais próximo ao fim da faixa. Destaque para as guitarras e os “pig squeals”, ótima faixa. Impunidade também é cheia de groove e segue na linha da anterior, mostrando a banda ciente do que faz e para onde que ir, mas é bem mais fraca que sua antecessora. Destaque para a letra da música muito bem elaborada e agressiva. Capa de Jornal é a próxima com baixo sempre presente com linhas bem postadas, mas o destaque mesmo fica para a bateria que por volta do meio da faixa apresenta um trabalho incrível. Porém faltou um refrão mais pegajoso.  Se Quiser apresenta um bom trabalho de guitarras no melhor estilo metalcore e um refrão cativante, onde aparecem vocais limpos pela primeira vez. Ainda apresenta um bom solo de guitarra, a melhor faixa do álbum.

Violência Gratuita é das mais agressivas do álbum com bons riffs e o melhor solo de guitarra do trabalho. Amanhã Negro conta com a participação especial de Dijjy da banda Ponto Nulo No Céu em mais uma faixa com riffs certeiros e bom solo de guitarra, além de um ótimo trabalho na bateria, caracterizando uma das melhores faixas do álbum. #46 é uma pequena faixa instrumental com belos arranjos acústicos que tem muito a somar para o álbum e lhe trará uma sensação de paz em meio a porrada da banda, um belo trabalho. Dor tem como destaque as linhas de bateria e sua levada agressiva, culminando em um som bastante suave em seu final dando um grande contraste, porém uma faixa de pouco destaque no álbum. No Rastro do Medo apresenta riffs matadores que são de longe o destaque da faixa que também conta com um bom solo de guitarra, é explicito que as guitarras são também o destaque desse álbum todo. Acorda Pra Vida irá finalizar o álbum e de modo inusitado acrescentará perto de seu final acordes acústicos com uma veia latina, uma grata surpresa que poderia ter sido mais explorada no álbum.





Sempre dei grande atenção às letras, e aqui vai uma questão muito pessoal, já que as letras são sempre subjetivas e cada um interpreta a sua maneira. Com exceção de Impunidade que tem uma ótima letra, as outras não me agradaram muito, liricamente as músicas podem ser bem mais trabalhadas. O álbum acaba tendo algumas faixas inferiores em qualidade a outras, mas claramente a maior parte das músicas são muito boas como Se Quiser, Atrás das Linhas Inimigas, Acorda Pra Vida e Violência Gratuita que são grandes músicas. A qualidade do áudio é excelente  por parte do produtor Adair Daufembach. Sem dúvidas um álbum que você não vai se arrepender de ouvir,  fica claro que a banda tem muito potencial para futuramente fazer trabalhos ainda melhores.


Formação
Caio MacBeserra – Voz
Vinicius Castellari – Guitarra
Jean Patton – Guitarra
Rafael Yamada – Baixo e voz
Guilherme Figueiredo – Bateria

Nenhum comentário: