Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

MYTHOLOGICAL COLD TOWERS - Immemorial

A banda Mythological Cold Towers foi formada na cidade de Osasco no estado de São Paulo em 1994 fazendo um Doom/Death Metal. De lá para cá a banda paulista lançou quatro álbuns, sendo o primeiro de 1996 “Sphere of Nebaddon (The Dawn of a Dying Tyffereth)”. Em 2000 foi lançado o álbum “Remoti Meridiani Hymni (Towards the Magnificent Realm of the Sun)” e em 2005 foi a vez de “The Vanished Pantheon”.

As letras das músicas da banda versam sobre as civilizações pré-colombianas, sobre suas glórias e decadência. Após 6 anos sem um novo álbum, finalmente no ano passado o quarto trabalho dos caras foi lançado sob o nome “Immemorial”, que não foi um lançamento qualquer, mas sim um puta de um álbum.

Capa do álbum
Faixas:
1 – Lost Path to Ma Noa
2 – Akakor
3 – Enter The Halls of Petrous Power
4 – The Shrines of Ibez
5 – Like an Ode Forged in Immemorial Eras
6 – The Falen Race
7 – Immemorial
Lançamento: 2011
Gravadora: Cyclone Empire

O álbum não irá reiventar o Doom Metal, muito pelo contrário, se nota muita influência das bandas dos anos 90. Sem excessos e experimentalismos como no álbum anterior da banda, “Immemorial” soa bastante básico, mas sem cair na mesmice e ser clichê. A banda cria um ambiente melancólico, obscuro e épico com extrema qualidade. O álbum tem suas letras baseadas em um conceito, as lendas da suposta cidade perdida de Akakor que seria uma cidade de origem pré-colombiana localizada na Amazônia brasileira. Muitos pesquisadores e aventureiros que partiram em busca das ruínas se perderam em meio à floresta e acabaram morrendo.

A melodica Last Path to Ma Noa abre o álbum e já nos traz o ambiente de tristeza e melancolia mortal que impregna o álbum. As linhas de teclado muito bem postadas dão o toque mais melódico em meio ao pesado ambiente criado na música que possui uma ótima base na guitarra. Akakor segue numa linha próxima a faixa anterior com os teclados dando um ar mais melódico,  a faixa também ressalta o lado mais épico da banda pegando influências no Gothic Metal. Riffs bem bolados e um solo eficiente complementam a ótima faixa. Enter the Halls of Petrous Power nos traz um doom tradicional que consequentemente acabam se destacando as guitarras em um grandioso trabalho com riffs grudentos e solos eficientes.

The Shrines of Ibez é bastante homogênea sem alterações no andamento, com aquela pegada cadenciada de riff após riff trazendo a melancolia. A faixa lembra um pouco o Candlemass e destaco a interpretação vocal de Semaj. Like an Ode Forged in Immemorial Eras é mais uma com riffs pegajosos em um ótimo trabalho de guitarras. A longa The Falen Race tem uma boa levada com ótimos riffs e o melhor trabalho de bateria do álbum. A faixa título encerra o álbum de modo triste e sombrio no melhor estilo Doom Metal.






A produção do álbum é de ótima qualidade que ressalta ainda mais as guitarras que são o grande destaque do trabalho. Com este álbum a Mythological Cold Towers atingiu o seu ápice se firmando como um dos principais representantes do Doom Metal no Brasil.

Facebook: http://pt-br.facebook.com/officialmythologicalcoldtowers
Myspace: http://www.myspace.com/mythologicalcoldtowers

Formação:
Hamon - Drums
Shammash - Guitars
Nechron - Guitars
Samej - Vocals
Thormianak - Bass (live member)

Nenhum comentário: