Páginas

domingo, 8 de janeiro de 2012

Melhores do metal nacional em 2011

Saudações headbangers. Como sempre no fim de um ano, começo de um novo surgem listas e mais listas de “melhores do ano”. Listas de um modo ou de outro sempre acabam cometendo alguma injustiça, mas é algo que normalmente atrai o público.

Sendo isso bom ou ruim, também deixarei aqui minha humilde opinião sobre os melhores lançamentos vindos de bandas nacionais em 2011. Foram considerados tanto álbuns como EPs, claro desde que tenham sido lançados entre janeiro e dezembro de 2011. A lista está em ordem alfabética por álbuns.

Ecliptyka - A Tale of Decadence
A Ecliptyka consegue de uma forma extremamente natural mesclar vários estilos do heavy metal em seu som o que torna impossível aplicar qualquer rótulo aos paulistas de Jundiaí que vão do metal tradicional, passando pelo gothic e power até o death metal. Letras inspiradas e uma banda que foge dos clichês e dos excessos, vale a pena conferir.


Hibria – Blind Ride
Este é um álbum cheio de composições destruidoras e muito bem produzido, o melhor álbum do Hibria até o momento que mostra como a banda está evoluindo com o passar do tempo. Com sutis influências do Thrash e do Progressivo agregados ao Heavy/Power dos álbuns anteriores, o Hibria consegue criar um som diferenciado e de extrema qualidade.


Unearthly – Flagellum Dei
Este é simplesmente um dos melhores álbuns que ouvi nos últimos anos. Um avanço enorme da banda em relação a seu último álbum, Flagellum Dei irá te levar ao headbanging do inicio ao fim.


Shadowside – Inner Monster Out
A Shadowside vinha em constante evolução e Inner Monster Out, o melhor álbum da banda, prova isto. A banda consegue criar um som de roupagem moderna, mas sempre recebendo influências das veias mais tradicionais do estilo sem o abandonar. Mais um álbum que ficara marcado na história do metal nacional.


Psychotic Eyes – I Only Smile Behind the Mask
É impressionante como a cena do death metal nacional tem se mostrado cada vez mais forte com os anos. A Psychotic Eyes é um dos filhos dessa cena e que nos apresentou um grande trabalho em 2011. Agressividade, técnica e muito bom gosto caracterizam este álbum.


Sepultura – Kairos
Kairos é de longe o melhor álbum do Sepultura lançado no século XXI. Não que eu abomine os álbuns anteriores, até gosto do Dante XXI de 2006 que considero um bom álbum, mas neste Kairos fica claro que o Sepultura ainda tem muito para oferecer. Thrash Metal direto e de qualidade! Só poderia ter ficado sem as inúmeras vinhetas que quebram o ritmo do álbum.


Cangaço – Positivo
Este não é de fato um álbum, mas sim um EP de muita qualidade. Foi grande a evolução em referencia as demos e encontramos no Cangaço uma banda de grande talento e técnica que busca criar uma identidade própria mesclando o death metal com a música regional nordestina. Criatividade e agressividade em plena sintonia.


Clawn – The Great Excuse to Domination
Um brutal death metal de primeira. Esta banda foi uma grata surpresa para mim, pois sequer havia ouvido falar dos caras quando peguei o álbum para ouvir. Mais uma banda mostrando que o death metal brasileiro está em alta no momento.


Krisiun – The Great Execution
Quando se fala em brutal death metal a primeira banda que me vem a cabeça é o Krisiun, uma das melhores bandas que já surgiram pelas terras tupiniquins. Neste álbum os caras continuam em grande forma de modo brutal, mas nota se que optaram por fazer um som ainda mais técnico e mais trabalhado, que torna o álbum diferente de todos os anteriores. É simplesmente impossível descrever com palavras esta obra prima.


Sodamned – The Loneliest Loneliness
A Sodamned lançou seu debut este ano e mesmo sendo o primeiro full-length os caras dão uma verdadeira aula de metal. O Melodic Death Metal dos catarinenses é envolvente e brutal, sem dúvidas um dos melhores álbuns do ano.

Menções honrosas: Motion (Almah) e Immemorial (Mythological Cold Towers)

Nenhum comentário: