Páginas

sábado, 28 de maio de 2011

KRIVER - Toxic Blood

Hoje a postagem é sobre a banda Kriver que foi formada em 2009 em Recife no estado de Pernambuco quando seus membros fundadores Jahyr Cesar (vocal), Guilherme Cordasso (baixo) e Bruno Oliveira (guitarra) decidiram deixar de tocar covers e fazer seu próprio som. Após a fundação recrutaram outro guitarrista e um baterista. Segundo o pessoal da banda eles têm como uma das metas resgatar a energia do rock pesado que ultimamente as bandas estão deixando de lado e valorizando o exibicionismo técnico.

Eles definem o som da banda com base no heavy metal e hard rock dos anos 80, apesar de eu achar que o grupo está mais para o hard rock do que para o heavy metal. Mas isso não importa, o que realmente importa é que em 2010 a banda lançou o seu primeiro registro, o EP “Toxic Blood” que contém cinco faixas. A Kriver foi eleita pelos usuários do site Whiplash a melhor banda do estado de Pernambuco em 2010, e a banda está na seletiva de Recife da Wacken Metal Battle Brasil que ocorre exatamente hoje.

Capa do EP “Toxic Blood”
Faixas:
1 – Toxic Blood
2 – Dirty Thoughts
3 – Whore Love
4 – Sorrow
5 – What Is That
Lançamento: 2010
Gravadora: Hellion Records

A primeira música é Toxic Blood que tem uma boa levada na guitarra muito boa e também um bom um solo de guitarra, linhas vocais bem postadas e ainda um refrão marcante. Dirty Thoughts é anos 80 total com um bom trabalho dos guitarristas e um interessante refrão com boa participação dos backing vocals junto ao vocalista da banda. O vocalista também se sai muito bem e o baterista tem um pouco mais de destaque que na música anterior. Whore Love lembra os anos 70 no melhor estilo Led Zeppelin.

Sorrow é a mais longa do álbum, uma balada um tanto depressiva que o vocalista interpreta muito bem para dar esse clima. Os backing vocals são muito bem colocados e novamente as guitarras estão muito bem e aqui o teclado aparece pela primeira vez. O baterista tem um ótimo desempenho, mas talvez a música se fosse um pouco menor se tornaria menos enjoativa. What Is That tem seu ponto forte no refrão grudento e finaliza o EP.



Um ótimo trabalho com destaque para os guitarristas que até poderiam acrescentar um pouco mais de peso nas músicas.


Formação:
Jahyr Cesar – Vocal
Bruno Oliveira – Guitarra
Thiago Quintino – Guitarra
Guilherme Cordasso – Baixo
Ricardo Lira – Bateria

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Wacken Metal Battle Brasil

O festival Wacken Open Air (normalmente abreviado para W:O:A) é considerado o maior festival europeu de Heavy Metal. O festival ocorre anualmente no vilarejo de Wacken na Alemanha que possui uma população de cerca de 1.850 habitantes. A primeira edição do evento foi em 1990 e contava somente com bandas do underground alemão. Atualmente o evento ocorre sempre durante três dias do mês de Agosto (em 2011 nos dias 4, 5 e 6 de Agosto) e conta com bandas do mundo todo e também pessoas de todo mundo vão todo mês de agosto para Wacken acompanhar o festival. Em 2008 o festival bateu seu recorde de público e o vilarejo que possui pouco mais de 1.800 habitantes recebeu mais de 70.000 headbangers vindos de varias partes do planeta.



O que isso tem a ver com o metal brasileiro você deve estar se perguntando. Dentro do Wacken Open Air ocorre à chamada Wacken Metal Battle que dá a oportunidade para bandas de menor expressão se apresentarem. Mas há um grande processo de seleção para as bandas se apresentarem nessa batalha na Alemanha, há cerca de 30 países filiados ao festival que todo ano organizam as etapas nacionais dessa seleção, e o Brasil é um destes países com a Wacken Metal Battle Brasil que ocorreu no país pela primeira vez em 2005. Os campões nacionais de cada um desses países filiados são convidados para se apresentarem na Wacken Metal Battle na Alemanha e o campeão mundial ganha um contrato com a gravadora Wacken Records e também a oportunidade de se apresentar no ano seguinte no palco principal do Wacken Open Air.

Todo ano a seletiva ocorre no Brasil tendo como responsável pelo processo a revista Roadie Crew. As condições para poder se inscrever nas seletivas são: a banda não pode ter contrato com nenhuma gravadora ou mesmo qualquer compromisso assumido com qualquer gravadora para a gravação de um álbum que impeça a banda de assinar com a Wacken Records. E a banda deve ser capaz de apresentar durante 30 minutos somente músicas próprias. O período de inscrição normalmente vai de dezembro a fevereiro.

Cangaço, banda campeã nacional de 2010

A primeira etapa consiste em uma pré-seleção onde as bandas enviam seu material (biografia, foto e link para o Myspace com pelo menos 3 músicas próprias) e os editores e redatores da Roadie Crew irão selecionar quem passará para a fase seguinte. Em 2011 nessa fase foram inscritas mais de 500 bandas que ao se inscreverem devem escolher uma cidade como sede. Em 2011 são 21 as cidades sedes das seletivas regionais e dentre estas 500 são escolhidas cinco bandas por cidade sede, assim sendo escolhidas 105 bandas das 500. Após isso ocorrem as seletivas regionais durantes os meses de abril e maio. As bandas que vencem as eliminatórias regionais participam da final nacional no mês de junho e a campeã nacional ganha o direito de representar seu país na Wacken Metal Batlle. Os campeões brasileiros desde que a seletiva ocorre no Brasil foram:

2005 – Tuatha de Danann (Minas Gerais)
2006 – Malefactor (Bahia)
2007 – Torture Squad (São Paulo)
2008 – Threat (São Paulo)
2009 – Silence Means Death (Espírito Santo)
2010 – Cangaço (Pernambuco)

Sendo que destes, o Tuatha de Danann e o Torture Squad foram os grandes campeões da Metal Battle em 2005 e 2007, assim fechando contrato com a gravadora alemã Wacken Records. A final nacional de 2010 contou com as bandas Cangaço, Khrophus, Survive, Tierramystica, Warbiff e Warfx. Além da própria Alemanha, o Brasil é o único país que teve mais de uma banda campeã do festival. Além destas bandas que fizeram parte da Metal Battle, as bandas brasileiras Overdose, Korzus, Sepultura, Angra e Krisiun já se apresentaram no palco principal do evento. Na edição de 2011 do Wacken Open Air que irá contar com mais de 100 bandas se apresentando durantes os 3 dias de evento, além da banda que irá representar o Brasil na batalha, o Sepultura e o Torture Squad serão as bandas brasileiras que tocarão no palco principal.

Flyer do festival

Atualmente as seletivas estão ocorrendo a todo vapor pelo Brasil e no começo de junho já teremos todos os campeões regionais. As cidades sede são: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Serra (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), SJ Campos (SP), São Paulo (SP).

A final nacional de 2011 ocorrerá no festival Roça "N' Roll em Varginha no estado de Minas Gerais. Estaremos acompanhando as seletivas e trazendo informações dos vencedores.

Para maiores informações acesse o site da Metal Battle Brasil: http://www.metal-battle.com.br/index.html

sábado, 21 de maio de 2011

RAVENLAND - And A Crow Brings Me Back

A banda Ravenland foi criada em 1997 com influências do metal gótico europeu dos anos 90 e por autores góticos como Edgar Allan Poe. Em 1999 o grupo lançou duas demo-tapes “October of...” e “Live at Kalimar” e em 2001 o primeiro CD “After The Sun Hides”. Enfrentando várias dificuldades a banda ficou parada entre 2003 e 2006.

O vocalista Dewindson ativou a banda novamente, incentivado pela amiga e vocalista Camilla que entrou também para a banda e em 2006 estavam lançando o EP “Black” e em 2007 o EP “Back”. Finalmente, em 2009 lançaram o segundo álbum “And a Crow Brings Me Back”, com esse disco a banda foi considerada revelação nacional em 2009 e o maior representante brasileiro do Gothic Metal. A vocalista Camilla Raven deixou a banda no inicio de fevereiro e recentemente foi anunciada que a nova vocalista será a paulista Tatiana Berke, no fim da postagem deixarei o link para a entrevista que a vocalista concedeu para a gravadora da banda na Inglaterra. A banda lançará seu novo EP intitulado “Memories” no fim do presente mês. Vou falar um pouco sobre o mais recente lançamento da banda.

Capa do álbum “And A Crow Brings Me Back”
Faixas:
1 – After The Sun Hides
2 – She Will Bleed Again
3 – Presage
4 – The Last Sunset
5 – End of Light
6 – Velvet Dreams
7 – Burning For You
8 – Soulmoon
9 – Nas Asas do Corvo
10 – The Crow
11 – Tragic Romance
12 – Zodiac
13 – Until Death Unite Again
14 – Regret
Lançamento: 2009
Gravadora: Free Mind Records

Este foi um álbum muito elogiado tanto no Brasil como na Europa onde esteve entre as mais tocadas em varias rádios pela Europa. Em alguns momentos o álbum lembra bandas como The Cure, Him, Flowing Tears e Moonspell. Um fato para se destacar é que quem gravou a bateria no álbum foi o baterista do Angra e do Shaman Ricardo Confessori que também produziu o álbum e os teclados ficaram a cargo de Fabrizio Di Sarno que é conhecido por tocar com o Karma e com o Shaman.

A primeira música After The Sun Hides é uma intro instrumental em sua maior parte, com os vocalistas versando no final. She Will Bleed Again é uma pequena faixa, uma espécie de prólogo com boas linhas de teclado e uma boa levada na guitarra. Presage tem bons riffs de guitarra e um ótimo desempenho do vocalista Dewindson, além de linhas de teclado bem postadas. The Last Sunset é uma música que apresenta momentos melodiosos e calmos com um breve solo de teclado e momentos mais pesados com guitarras distorcidas aonde o destaque vai para o ótimo dueto dos vocalistas. End of Light é bem mais pesada que as músicas anteriores com riffs densos e carregados e um bom solo de guitarra. Em seguida vem a balada Velvet Dreams que tanto tocou nas rádios européias. Também tem um ótimo solo de guitarra e a faixa ainda conta com destaque para o piano e o teclado que juntos fazem um belo trabalho. Burning For You é outra faixa cadenciada com o teclado bem colocado e destaque para as linhas de baixo e a guitarra.

Um pouco mais agressiva é Soulmoon com as guitarras mais pesadas. O destaque fica para a dupla de vocalistas, principalmente a vocalista Camilla e para o baixista João Cruz. Nas Asas do Corvo é uma pequena faixa cantada em português, ou melhor, recitada em português. The Crow começa bem cadenciada, mas logo ganha guitarras densas e distorcidas e o destaque fica com o ótimo trabalho de bateria. Tragic Romance começa com o som de um órgão e tem bom trabalho de guitarra em meio ao clima melancólico da faixa. Zodiac, Until Death Unite Again e Regret não apresentam nada de novo para o álbum, porém as três são ótimas músicas entre as quais minha preferida é a segunda com um ótimo trabalho do guitarrista e do tecladista. Regret é bem cadenciada com base no piano e só com os vocais femininos, além do destaque para o violino.

A banda obviamente é talentosa, mas ainda não apresenta nada muito diferente nessa cena que nos últimos anos está com cada vez mais bandas soando como cópias umas das outras. O grupo tem algumas pequenas diferenças como o vocal feminino que não é o típico vocal do metal gótico, o teclado não é tão predominante em relação a guitarra e o vocal masculino também não é o típico gutural, mas apenas grave. Em alguma entrevista dos caras que vi por ai, eu li que no próximo álbum estarão buscando ainda mais uma individualidade na cena sem perder em qualidade. Se conseguirem fazer isso, sem dúvidas a banda se tornará uma das maiores no estilo.







Formação no álbum:
Dewindson Wolfheart – Vocal
Camilla Raven – Vocal e Violino
Albanes – Guitarra
João Cruz – Baixo
Ricardo Confessori – Bateria (Apenas gravou, não fazia parte da banda)

Formação atual:
Dewindson Wolfheart – Vocal
Tatiana Berke – Vocal
Albanes – Guitarra
João Cruz – Baixo
Tropz – Bateria

quinta-feira, 19 de maio de 2011

BRASIL HEAVY METAL

Saudações headbangers. Hoje postarei sobre o projeto "Brasil Heavy Metal" que foi idealizado por Ricardo Michaelis, mais conhecido como Micka, um dos fundadores da banda paulista de metal Santuário. Micka fundou em 2000 a produtora "Idéia House' com um foco em idéias alternativas para esse mercado corporativo. Seu mais novo projeto é o filme "Brasil Heavy Metal" que consiste no mais profundo estudo, na maior pesquisa já realizada sobre o nascimento do Heavy Metal no Brasil e seu desenvolvimento durante sua primeira década de vida nos anos 80.


O filme será em formato documentário, mais ou menos no estilo de documentários como "Metal: A Headbanger's Journey" e "Global Metal" e irá tratar do nascimento do metal brasileiro desde a pioneira banda paraense Stress até o fim dos anos 80 com os mineiros do Sepultura e os paulistas do Viper alcançando fama no exterior. O documentário irá abordar esse processo de nascimento e desenvolvimento da música pesada no contexto político, social e cultural que o país estava na década de 80 com a ditadura militar. Um verdadeiro panorama da cena brasileira em suas origens, contando das dificuldades, curiosidades etc.

O filme contará com a participação de jornalistas, críticos musicais, músicos da cena, fãs, imprensa especializada, fabricantes de instrumentos e etc que irão mostrar o processo de profissionalização das bandas até o sucesso internacional. O Heavy Metal brasileiro dos anos 80 desbravado profundamente.

Mas ainda tem mais. O projeto também visa a gravação de um CD com a participação de várias bandas oitentistas do Brasil gravando cada banda uma música inédita para o projeto. Em breve as bandas participantes devem ser anunciadas. E ainda há a idéia de um show de lançamento do filme e do CD com várias dessas bandas tocando cada banda um de seus sucessos dos anos 80. E o projeto está trabalhando para que esse show tenha as bandas com suas formações originais. Logo devemos ter mais informações sobre isso também.

Abaixo o clip oficial do Brasil Heavy Metal:


Para quem não conhece todos os vocalistas do clip, ou para quem não reparou em todas as vozes, abaixo uma imagem com quem cantou no clip.



















Imagem criada pelo pessoal do "Portal do Headbanger"

É claro que tem muita gente que foi importante para a cena que não está presente no clip, mas com certeza estarão presentes no filme que deve sair esse ano, ainda sem data definida. Imperdível para qualquer fã da música pesada.

domingo, 15 de maio de 2011

CANGAÇO - Parabelo

A banda Cangaço começou suas atividades no final de 2009 na cidade de Recife em Pernambuco. A proposta da banda é mesclar o Death Metal com elementos musicais regionais com grande influência de ritmos nordestinos de nomes como Fred Andrade, Sivuca e Luciano Magno.

Já em 2010 a banda se apresentou em vários festivais locais e sagrou se a vencedora da Wacken Metal Battle Brasil 2010, assim indo representar o Brasil no festival Wacken Open Air na Alemanha, considerado o maior festival europeu de Heavy Metal. A Wacken Metal Battle é um evento que acontece dentro do festival e que dá a oportunidade de bandas de menor porte se apresentarem no festival, as seletivas ocorrem por todo o mundo e as vencedoras de cada país tocam na Metal Battle do festival.

 A banda já lançou duas demos, “Cangaço” e “Parabelo” e agora em 2011 lançou seu primeiro EP chamado “Positivo’’ que inesperadamente tem quatro de suas cinco músicas cantadas em português. Nas demos o idioma era sempre o inglês. Vou comentar sobre a demo “Parabelo” e em breve trago uma resenha sobre o EP “Positivo” que ainda não tive tempo para ouvir.

Capa da demo “Parabelo”
Faixas:
1 – Intro
2 – Corpus Alienum
3 – Logical Mistakes
4 – Statu Variabilis
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

A demo começa com uma intro instrumental cheia de influências regionais. As faixas seguintes são todas de ótima qualidade, mesclando muito bem peso e as influências regionais em um som bastante técnico. O vocal é dividido por Magno Lima e Rafael Cadena, um com vocais mais limpos e outro com gutural que fazem um ótimo trabalho alternando os vocais.

Os temas líricos são interessantes e inteligentes. O baterista apresenta um trabalho bem técnico, a guitarra conta com riffs bem bolados e ótimos solos e o baixo também apresenta um bom trabalho. A gravação não é das mais tops do mundo, mas os instrumentos são todos perfeitamente audíveis com um som bem definido. 





Formação:
Rafael Cadena – Vocal e Guitarra
Magno Barbosa Lima – Vocal e Baixo
Arthur Lira – Bateria

sexta-feira, 13 de maio de 2011

NECROSKINNER - Chaoskinner

Mais uma banda que me foi apresentada pelo Marcio do "Portal do Headbanger". A Necroskinner é oriunda da cidade de Belém e iniciou suas atividades em Novembro de 2005, com uma sonoridade que oscila entre Thrash Metal, Death Metal e Crossover oitentista, que são à base da formação de alguns de seus membros desde esta época, com letras em português. Em 2006, com a formação Joe Ferry (Guitarra/Vocal), Daniel Fuchshuber (Baixo), Hugo Magalhães (Guitarra) e Max Cordeiro (Bateria), gravaram o EP “ASPHYXKINNER” que teve boa repercussão no Brasil e exterior.

Em 2009 a banda passa a apresentar-se como trio, devido à saída de Hugo Magalhães, e grava o debut “CHAOSKINNER”, alcançando novos horizontes, inclusive com lançamento deste em solo europeu no formato Split com a banda mineira Drowned, pelo selo português Metal Soldiers Records. Em 2010 a banda grava uma faixa da coletânea Tributo ao Stress, reconhecida como a primeira banda de Heavy Metal do Brasil, que será lançado na Europa pelo selo Metal Soldiers Records. A música escolhida foi Stressencefalodrama, que recebeu uma boa dose da identidade da banda. Neste lançamento André Formigosa assume as baquetas, consolidando a formação atual.

Para 2011 a banda planeja lançar seu terceiro registro, ANO ZERO, calcado no mesmo estilo que a consagrou. Também estão previstos um lançamento em formato Split em conjunto com a banda santista Repulsão Explícita, pelo selo Violent Records e a participação nas coletâneas Metal Massacre IV, do mesmo selo e Tornhate Records Vol. III. E shows já estão sendo feitos como a abertura do show da tão esperada banda Taurus em Belém, e a participação na seletiva regional da Wacken Metal Batlle Brasil.

Capa do álbum Chaoskinner
Faixas:
1 – Face a face
2 – Desespero
3 – Marcas da Guerra
4 – R.N.T
5 – Conformation
6 – Pilares da Consciência
7 – Emergência
8 – Poser traidor
9 – Amazon Hell Forest
10 – Escória do Submundo
11 – NecroRush
Lançamento: 2009
Gravadora: Metal Soldiers Records

A banda apresenta um típico Thrash Metal com influências do Death Metal. As músicas são velozes, pesadas e diretas com todas tendo menos de 3 minutos de duração. A abertura do álbum fica a cargo da faixa Face a Face, uma das melhores do álbum. Destaque para o baterista que quebra tudo e mais um pouco na faixa. Em seguida temos Desespero que sem dúvidas tem como seu destaque os riffs de guitarra velozes e certeiros, além de um refrão grudento, mais um dos destaques do álbum. Marcas da Guerra é a faixa seguinte e mostra uma banda entrosada. Cozinha funcionando muito bem e a guitarra com uma boa levada. Em R.N.T  já logo no inicio somos apresentados a um bom riff que vai levar a música, mais uma vez um bom trabalho na guitarra. Conformation é mais uma com um bom riff logo no inicio, a banda mostra mais uma vez que sabe muito bem o que quer com um belo trabalho de guitarra e bateria.
                                                                               Split com a banda Drowned
Pilares da Consciência é mais uma faixa de destaque no álbum, a banda está bem entrosada e difícil escolher algum destaque. A guitarra apresenta um riff grudento no início e boa levada, e ainda destaco a quebradeira da bateria que começa próximo aos 2 minutos de música e vai até o fim. A letra da música também é muito bem elaborada. Emergência acaba por ter pouco destaque no álbum, mas seria um crime não dizer que o trabalho do baterista é ótimo nessa faixa. A faixa seguinte é Poser Traidor, um pouco mais cadenciada que a maior parte das faixas do álbum tem talvez como grande destaque sua letra que sem dúvidas todo headbanger já pensou e bastante sobre os posers que degradam a cena. Amazon Hell Forest não deixa a poeira baixar e se mostra como outro destaque do álbum. Banda super entrosada, consciente do seu trabalho e mais uma vez com uma letra que merece destaque. Escória do Submundo não deixa de ser uma boa música, mas tem pouco destaque no álbum. NecroRush é uma faixa instrumental que fecha o álbum.





Contatos:
E-mail/MSN: necroskinner@hotmail.com
Fones: (91) 8871-0530, 8236-7161 (Daniel), 8816-7555 (Márcio)

Formação:
Joe Ferry – Vocal e Guitarra
Daniel Fuchshuber – Baixo
Andre Formigosa – Bateria


Acessem também o Portal do Headbanger para descobrir mais da cena metal do Pará.

sábado, 7 de maio de 2011

PLEIADES - Pleiades

Olá, pessoal! Hoje vou postar sobre a banda mineira Pleiades que foi formada em 2005 em Belo Horizonte quando seus integrantes ainda eram crianças. Isso mesmo, vocês leram corretamente eram crianças! Em 2010 a banda lançou o seu primeiro CD e a média de idade da banda não é maior que 20 anos. A banda é formada por Cynthia Mara de 18 anos (vocal), André Mendonça de 15 anos (guitarra), André Bastos de 21 anos (bateria) e Mateus Olivello de 21 anos (baixo).

O grupo já tocou por varias cidades do Brasil e abriu shows para bandas como Deep Purple e Nightwish e também tocou junto a bandas como Sepultura, Tuatha de Danann, Andre Matos, Krisiun, Steppenwolf, Velhas Virgens, entre outras. A banda foi umas das principais atrações do festival "Rock Feminino" em 2008 e 2009. após o tempo na estrada decidiram fazer seu primeiro registro que foi lançado no inicio de 2010.

Capa do álbum “Pleiades”
Faixas:
1 – Fire, Fire
2 – Even If We Don’t Go
3 – Nobody Buy Me Earings
4 – I Blame
5 – Before The Music Dies
6 – Insomnia
7 – Find The Same Way
8 – In My Dreams
9 – Pleiades
10 – Freedom (bonus track)
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

O som da banda é caracterizado por uma mistura de heavy metal com hard rock e metalcore, às vezes se percebe certa influencia do progressivo e do thrash. O grupo foi citado como um dos mais promissores do país por ninguém menos que Andreas Kisser (Sepultura). 

Fire, Fire abre o álbum com um heavy metal de riffs certeiros e refrão grudento. Em Even If We Don’t Go a vocalista mostra uma linha vocal um pouco mais feroz, a música conta com bons riffs e um bom refrão, além de um ótimo solo de guitarra. Na faixa se nota um pouco da influencia do hard rock. Nobody Buys Me Earrings começa com o baixo e tem um interessante trabalho vocal por parte de Cynthia que alterna com vocais calmos e agressivos. A faixa é umas das em que o baterista André Bastos mais se destaca.  I Blame é a mais curta do álbum e começa com uma boa levada na bateria e riffs certeiros. Mais uma com influencias do hard rock e com um bom solo de guitarra. Before The Music Dies de certo ponto lembra o Iron Maiden e o guitarrista André Mendonça faz um trabalho excepcional na música nos riffs e solo. A letra também chama atenção que fala sobre o marketing na música em que os artistas são manipulados por gravadoras e produtores.

Insomnia tem certa influência do progressivo e é mais trabalhada e complexa que as anteriores. Os destaques ficam para o baterista e para a vocalista. Find The Same Way começa com inspirados riffs e com destaques para o baterista André Bastos que tem um desempenho grandioso e o baixista Caio Porto. In My Dreams tem arranjos bem trabalhados e influencia do progressivo. O destaque fica para o guitarrista com bons riffs e para a vocalista. Pleiades começa com um dedilhado no violão e tem um bom refrão e um solo de guitarra que lembra o Iron Maiden. Freedom apresenta teclados pela primeira vez no álbum e conta com um refrão grudento para fechar o álbum.

Um bom álbum de músicos bem jovens e promissores que ainda tem muito a evoluir e que mostraram ousadia e criatividade. Se conseguirem se manter na ativa com certeza será uma das melhores bandas do país num futuro próximo. Vale lembrar que a banda foi eleita a melhor do estado de Minas Gerais pelos usuários do site Whiplash!






Formação:
Cynthia Mara – Vocal
André Mendonça – Guitarra
Mateus Olivello – Baixo
André Bastos – Bateria

terça-feira, 3 de maio de 2011

ANGRA - Músicos na trilha sonora do filme do goleiro Rogério Ceni

Os membros da banda paulista ANGRA, Kiko Loureiro (guitarrista), Felipe Andreoli (baixista) e Ricardo Confessori (baterista), registraram recentemente cinco músicas que ajudarão a compor a trilha sonora do filme do goleiro do São Paulo Futebol Clube, Rogério Ceni.
A gravação da trilha sonora do filme sobre Rogério Ceni aconteceu no último dia 28 de abril, no estúdio Midas, de propriedade do Rick Bonadio, que atualmente é jurado do programa “Ídolos”, e todas as músicas foram compostas e arranjadas pelo maestro Alexandre Guerra.
O filme terá o formato de documentário contando a história de um dos ícones do futebol brasileiro, até a importante marca de cem gols marcados defendendo a camisa do referido clube. “Foi uma experiência bem bacana participar dessa gravação. Primeiro porque estava com meus companheiros de ANGRA, Kiko e Ricardo. Segundo por que gravamos no Midas, que é um super estúdio, e com um pessoal muito profissional e amigável. E terceiro porque foi uma experiência nova pra mim, gravar lendo (partitura), com praticamente todas as notas escritas pelo maestro Alexandre Guerra, e ao vivo, ou seja, todos tocando ao mesmo tempo. Estou ansioso pelo resultado!", declarou o baixista Felipe Andreoli.
Em paralelo, a banda ANGRA continua agendando sua nova turnê mundial em suporte ao seu sétimo álbum de estúdio, “Aqua”. Para mais informações de como ter um show do grupo em sua cidade, basta contactar a agência Base2 no telefone +55 11 3673-2758 ou no email shows@base2producoes.com.br.

domingo, 1 de maio de 2011

ROSA ÍGNEA - Ancient Eyes

Oi, pessoal, tudo bem? Hoje vou postar uma resenha que faz tempo que estava no meu PC, mas tinha esquecido dela rs. Banda de Belo Horizonte que foi formada em 2003, a Rosa Ígnea tem até o momento dois álbuns, o “Ancient Eyes” de 2006 e o “Theatre of Illusions” de 2008 que na verdade é um EP e estão trabalhando em um terceiro. Vou falar um pouco sobre o “Ancient Eyes”.

Capa do álbum “Ancient Eyes”
Faixas:
1 – Magnificat
2 – Alone in Paradise
3 – Remembrance
4 – Silent Universe
5 – Ancient Eyes
6 – When Dreams Come True
7 – Eternity
8 – Eyes on Firmament
9 – Steps till Myself
10 – Frail Innocence
Ano de lançamento: 2006
Gravadora: Erpland Records

A Rosa Ígnea é normalmente rotulada como Gothic Metal, mas aqui você não encontrará vocais guturais em contraposição a vocais líricos como de costume, a banda tem apenas uma vocalista. Percebe influência do progressivo e do power metal. A banda trocou de vocalista no segundo álbum, nesse “Ancient Eyes” a vocalista era a soprano Isabela Santos, já no segundo álbum os vocais são da mezzosoprano Ligía Ishitani.

 A primeira faixa, Magnificat é uma intro instrumental com orquestrações muito bem elaboradas. Alone in Paradise é a primeira faixa mesmo e tem bons riffs. Remembrance já destaca no inicio pelas linhas de teclado, que no decorrer da música irão voltar e continuarão como o destaque da faixa. Silent Universe é mais cadenciada e o destaque fica para o violão. A partir da metade a música ganha peso e um interessante solo de teclado seguido por um riff matador. Ancient Eyes tem um coro no inicio bem interessante e boas linhas de teclado e um ótimo solo. When Dreams Come True tem um bom solo de teclado e também se destaca o baixo.

Enfim, acho que não é necessário comentar esse álbum faixa por faixa, pois a seguir as músicas não variam muito, entre as músicas finais se destaca Eyes on Firmament. Um fato curioso é o de normalmente os solos das músicas não estarem no meio delas, mas sim na maior parte das vezes no final. É um bom trabalho que combina muito bem guitarra e teclado e merece ser prestigiado.




No Myspace da banda há 2 faixas do álbum e 2 do EP para ouvir: http://www.myspace.com/rosaignea
Formação do álbum:
Isabela Santos – Vocal
Daniel Kojima – Guitarra
Richard Squair – Guitarra
Renato Kojima – Baixo
Guilherme Mitre – Bateria
Gustavo Ivon – Teclados