Páginas

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Wacken Metal Battle Brasil

O festival Wacken Open Air (normalmente abreviado para W:O:A) é considerado o maior festival europeu de Heavy Metal. O festival ocorre anualmente no vilarejo de Wacken na Alemanha que possui uma população de cerca de 1.850 habitantes. A primeira edição do evento foi em 1990 e contava somente com bandas do underground alemão. Atualmente o evento ocorre sempre durante três dias do mês de Agosto (em 2011 nos dias 4, 5 e 6 de Agosto) e conta com bandas do mundo todo e também pessoas de todo mundo vão todo mês de agosto para Wacken acompanhar o festival. Em 2008 o festival bateu seu recorde de público e o vilarejo que possui pouco mais de 1.800 habitantes recebeu mais de 70.000 headbangers vindos de varias partes do planeta.



O que isso tem a ver com o metal brasileiro você deve estar se perguntando. Dentro do Wacken Open Air ocorre à chamada Wacken Metal Battle que dá a oportunidade para bandas de menor expressão se apresentarem. Mas há um grande processo de seleção para as bandas se apresentarem nessa batalha na Alemanha, há cerca de 30 países filiados ao festival que todo ano organizam as etapas nacionais dessa seleção, e o Brasil é um destes países com a Wacken Metal Battle Brasil que ocorreu no país pela primeira vez em 2005. Os campões nacionais de cada um desses países filiados são convidados para se apresentarem na Wacken Metal Battle na Alemanha e o campeão mundial ganha um contrato com a gravadora Wacken Records e também a oportunidade de se apresentar no ano seguinte no palco principal do Wacken Open Air.

Todo ano a seletiva ocorre no Brasil tendo como responsável pelo processo a revista Roadie Crew. As condições para poder se inscrever nas seletivas são: a banda não pode ter contrato com nenhuma gravadora ou mesmo qualquer compromisso assumido com qualquer gravadora para a gravação de um álbum que impeça a banda de assinar com a Wacken Records. E a banda deve ser capaz de apresentar durante 30 minutos somente músicas próprias. O período de inscrição normalmente vai de dezembro a fevereiro.

Cangaço, banda campeã nacional de 2010

A primeira etapa consiste em uma pré-seleção onde as bandas enviam seu material (biografia, foto e link para o Myspace com pelo menos 3 músicas próprias) e os editores e redatores da Roadie Crew irão selecionar quem passará para a fase seguinte. Em 2011 nessa fase foram inscritas mais de 500 bandas que ao se inscreverem devem escolher uma cidade como sede. Em 2011 são 21 as cidades sedes das seletivas regionais e dentre estas 500 são escolhidas cinco bandas por cidade sede, assim sendo escolhidas 105 bandas das 500. Após isso ocorrem as seletivas regionais durantes os meses de abril e maio. As bandas que vencem as eliminatórias regionais participam da final nacional no mês de junho e a campeã nacional ganha o direito de representar seu país na Wacken Metal Batlle. Os campeões brasileiros desde que a seletiva ocorre no Brasil foram:

2005 – Tuatha de Danann (Minas Gerais)
2006 – Malefactor (Bahia)
2007 – Torture Squad (São Paulo)
2008 – Threat (São Paulo)
2009 – Silence Means Death (Espírito Santo)
2010 – Cangaço (Pernambuco)

Sendo que destes, o Tuatha de Danann e o Torture Squad foram os grandes campeões da Metal Battle em 2005 e 2007, assim fechando contrato com a gravadora alemã Wacken Records. A final nacional de 2010 contou com as bandas Cangaço, Khrophus, Survive, Tierramystica, Warbiff e Warfx. Além da própria Alemanha, o Brasil é o único país que teve mais de uma banda campeã do festival. Além destas bandas que fizeram parte da Metal Battle, as bandas brasileiras Overdose, Korzus, Sepultura, Angra e Krisiun já se apresentaram no palco principal do evento. Na edição de 2011 do Wacken Open Air que irá contar com mais de 100 bandas se apresentando durantes os 3 dias de evento, além da banda que irá representar o Brasil na batalha, o Sepultura e o Torture Squad serão as bandas brasileiras que tocarão no palco principal.

Flyer do festival

Atualmente as seletivas estão ocorrendo a todo vapor pelo Brasil e no começo de junho já teremos todos os campeões regionais. As cidades sede são: Rio Branco (AC), Manaus (AM), Salvador (BA), Fortaleza (CE), Brasília (DF), Serra (ES), Goiânia (GO), Belo Horizonte (MG), Campo Grande (MS), Belém (PA), João Pessoa (PB), Recife (PE), Curitiba (PR), Rio de Janeiro (RJ), Gramado (RS), Florianópolis (SC), Campinas (SP), Ribeirão Preto (SP), Santos (SP), SJ Campos (SP), São Paulo (SP).

A final nacional de 2011 ocorrerá no festival Roça "N' Roll em Varginha no estado de Minas Gerais. Estaremos acompanhando as seletivas e trazendo informações dos vencedores.

Para maiores informações acesse o site da Metal Battle Brasil: http://www.metal-battle.com.br/index.html

Nenhum comentário: