Páginas

sábado, 7 de maio de 2011

PLEIADES - Pleiades

Olá, pessoal! Hoje vou postar sobre a banda mineira Pleiades que foi formada em 2005 em Belo Horizonte quando seus integrantes ainda eram crianças. Isso mesmo, vocês leram corretamente eram crianças! Em 2010 a banda lançou o seu primeiro CD e a média de idade da banda não é maior que 20 anos. A banda é formada por Cynthia Mara de 18 anos (vocal), André Mendonça de 15 anos (guitarra), André Bastos de 21 anos (bateria) e Mateus Olivello de 21 anos (baixo).

O grupo já tocou por varias cidades do Brasil e abriu shows para bandas como Deep Purple e Nightwish e também tocou junto a bandas como Sepultura, Tuatha de Danann, Andre Matos, Krisiun, Steppenwolf, Velhas Virgens, entre outras. A banda foi umas das principais atrações do festival "Rock Feminino" em 2008 e 2009. após o tempo na estrada decidiram fazer seu primeiro registro que foi lançado no inicio de 2010.

Capa do álbum “Pleiades”
Faixas:
1 – Fire, Fire
2 – Even If We Don’t Go
3 – Nobody Buy Me Earings
4 – I Blame
5 – Before The Music Dies
6 – Insomnia
7 – Find The Same Way
8 – In My Dreams
9 – Pleiades
10 – Freedom (bonus track)
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

O som da banda é caracterizado por uma mistura de heavy metal com hard rock e metalcore, às vezes se percebe certa influencia do progressivo e do thrash. O grupo foi citado como um dos mais promissores do país por ninguém menos que Andreas Kisser (Sepultura). 

Fire, Fire abre o álbum com um heavy metal de riffs certeiros e refrão grudento. Em Even If We Don’t Go a vocalista mostra uma linha vocal um pouco mais feroz, a música conta com bons riffs e um bom refrão, além de um ótimo solo de guitarra. Na faixa se nota um pouco da influencia do hard rock. Nobody Buys Me Earrings começa com o baixo e tem um interessante trabalho vocal por parte de Cynthia que alterna com vocais calmos e agressivos. A faixa é umas das em que o baterista André Bastos mais se destaca.  I Blame é a mais curta do álbum e começa com uma boa levada na bateria e riffs certeiros. Mais uma com influencias do hard rock e com um bom solo de guitarra. Before The Music Dies de certo ponto lembra o Iron Maiden e o guitarrista André Mendonça faz um trabalho excepcional na música nos riffs e solo. A letra também chama atenção que fala sobre o marketing na música em que os artistas são manipulados por gravadoras e produtores.

Insomnia tem certa influência do progressivo e é mais trabalhada e complexa que as anteriores. Os destaques ficam para o baterista e para a vocalista. Find The Same Way começa com inspirados riffs e com destaques para o baterista André Bastos que tem um desempenho grandioso e o baixista Caio Porto. In My Dreams tem arranjos bem trabalhados e influencia do progressivo. O destaque fica para o guitarrista com bons riffs e para a vocalista. Pleiades começa com um dedilhado no violão e tem um bom refrão e um solo de guitarra que lembra o Iron Maiden. Freedom apresenta teclados pela primeira vez no álbum e conta com um refrão grudento para fechar o álbum.

Um bom álbum de músicos bem jovens e promissores que ainda tem muito a evoluir e que mostraram ousadia e criatividade. Se conseguirem se manter na ativa com certeza será uma das melhores bandas do país num futuro próximo. Vale lembrar que a banda foi eleita a melhor do estado de Minas Gerais pelos usuários do site Whiplash!






Formação:
Cynthia Mara – Vocal
André Mendonça – Guitarra
Mateus Olivello – Baixo
André Bastos – Bateria

Nenhum comentário: