Páginas

sábado, 25 de junho de 2011

TORTURE SQUAD - Hellbound

A banda de Death/ Thrash metal de São Paulo, a Torture Squad foi formada em 1990. Após algumas trocas em sua formação a banda lança o seu primeiro álbum “Shivering” em 1998, apesar do álbum já estar gravado desde 1995. No ano seguinte a banda lança “Asylum of Shadows” que foi muito bem recebido e acabou gerando uma turnê da banda na Alemanha em 2000 com sete shows. Em 2001 foi a vez de lançarem “The Unholy Spell” que foi muito elogiado pela crítica especializada.

Em 2003 o grupo lançou o álbum “Pandemonium” que foi considerado o melhor álbum nacional do ano pela revista Roadie Crew e também foi destaque em vários sites e revistas pelo mundo. Este álbum fez a banda ganhar muitos fãs pelo mundo e resultou na gravação de um álbum ao vivo “Death Chaos And Torture Alive” e um DVD de mesmo nome do show gravado na Led Slay em São Paulo. A banda também tocou em festivais no Brasil e teve uma turnê de 18 shows divididos entre Alemanha e Áustria. Após o lançamento do DVD a banda realizou uma turnê pela América Latina. Em 2007 a banda representou o Brasil na Wacken Metal Battle (após ter vencido as seletivas estaduais e nacionais no Brasil) na Alemanha e venceu o torneio recebendo um acordo com o selo Wacken Records.

Em 2008 a banda lançou “Hellbound” que resultou em uma nova turnê européia desta vez com mais de 60 shows em vários países, inclusive no festival Wacken Open Air, desta vez não na Metal Battle, mas sim como umas das principais atrações. Em 2009 a banda excursionou pela Europa com as bandas Overkill e Exodus em 12 shows por países como Espanha, Alemanha, Suiça, Itália, Holanda e República Tcheca. No ano passado lançaram “Aequilibirum” que é o mais recente lançamento do grupo.  Vou comentar hoje sobre o álbum “Hellbound” e em breve trago uma resenha do álbum mais recente.

Capa do álbum “Hellbound”
Faixas:
1 – MMXIII
2 – Living for the Kill
3 – The Beast Within
4 – The Fall of a Man
5 – Chaos Corporation
6 – Man Behind the Mask
7 – In the Cyberwar
8 – Twilight for All Mankind
9 – The Four Winds
10 – Hellbound
Lançamento: 2008
Gravadora: Hellion Records

O Torture Squad sempre foi uma banda que esteve no underground, batalhando por um lugar ao sol. A cada álbum que o grupo paulista lançava notava se uma evolução e isso fez com que a banda com a sequência “Pandemonium” em 2003 e “Hellbound” em 2008 conseguisse finalmente alcançar vôos mais altos. Sem contar com o lançamento de “AEquilibrium” no ano passado. Com Hellbound o grupo se firma como um dos maiores nomes do metal nacional, e diferentemente do álbum anterior com base no Death Metal com influencias do Thrash, este tem bases no Thrash Metal com influencias do Death. Bom, vamos ao som!

MMXII é uma introdução instrumental com orquestrações que dão um clima apocalíptico. Na sequência temos Living for the Kill que tem em seu primeiro minuto de música um instrumental com a guitarra veloz e bateria destruidora, então entra o vocal de Vitor Rodrigues que chega com a faca nos dentes. Vale destacar ainda o pequeno solo de baixo. The Beast Within tem um instrumental de arrepiar, riffs velozes e certeiros, bateria quebrando tudo e incessantes linhas de baixo. Vitor Rodrigues mostra sua versatilidade ora em vocais super graves e ora em vocais super rasgados. Impossível não sair batendo cabeça no quarto mesmo, uma música que vai deixar muito neguinho com torcicolo. The Fall of a Man é uma das mais pesadas do álbum, indo bem para os lados do Death Metal, a música conta com vocais mais graves que nas anteriores e um clima denso criado pela levada na guitarra em conjunto com a cozinha da banda. Destaque para o guitarrista Mauricio com um ótimo solo de guitarra e uma levada absurdamente densa. Chaos Corporation é mais uma com um instrumental veloz e destruidor e todos os instrumentos estão em perfeita sincronia. Destaque para o baterista Amílcar Christófaro e o refrão grudento. Chegamos à metade do álbum e provavelmente os ortopedistas já vão ganhar muitos clientes fãs da banda depois de tanto bater cabeça hehe.

Man Behind the Mask começa com diálogos, a música que tem como destaques as ótimas linhas de bateria e Vitor Rodrigues berrando loucamente, além de um bom refrão. A partir daqui o álbum começa a apresentar surpresas um tanto inesperadas nas músicas. In the Cyberwar é uma música bem cadenciada perto das outras e alterna momentos mais lentos e mais velozes com destaque para a guitarra de Mauricio, uma faixa bem pro lado Thrash. Twilight for All Mankind é outra que surpreende os fãs da banda com uma bonita intro no violão, mas não evita o peso e a quebradeira típicos da banda, apesar de ser um pouco mais melódica. A música volta a ter seus momentos acústicos onde o baixo de Castor ganha destaque, antes de retornar a quebradeira. The Four Winds é uma faixa instrumental levada no violão com uma bela melodia e mais uma vez algo que nunca tínhamos ouvido a banda fazer. Hellbound finaliza o álbum, com a participação de Fábio Golfetti do Violeta de Outono tocando a cítara (novamente surpreendendo) e também conta com a participação de Heros Trench do Korzus na guitarra. Uma ótima música assim como todo o álbum.





Um ótimo álbum, muito bem produzido e que buscou e conseguiu fugir de clichês do estilo para fazer boas músicas. Obrigatório para os amantes do Death/Thrash e indicado para qualquer um que goste de um rock pesado muito bem tocado.

Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=91674

Formação:
Vitor Rodrigues – Vocal
Mauricio Nogueira – Guitarra
Castor – Baixo
Amílcar Christófaro – Bateria

Nenhum comentário: