Páginas

sábado, 18 de junho de 2011

HYDRIA - Poison Paradise

A banda Hydria foi formada no Rio de Janeiro por Marcelo Oliveira em 2007. A banda logo se tornou conhecida do público headbanger por abrir os shows do Within Temptation e da Tarja Turunen em São Paulo e Rio de Janeiro respectivamente. A banda passou por trocas na formação até que conseguiu se estabilizar e logo em 2008 lançaram “Mirror Tears”.

Em 2009 a banda foi convidada para criar a trilha sonora da webserie “2012 Onda Zero”, a primeira webserie brasileira de ficção cientifica e que obteve uma ótima repercussão. A banda separou duas músicas da série para colocar no seu futuro álbum. Em 2010 a Hydria lançou o seu segundo álbum, “Poison Paradise” (sobre ele que irei comentar) e em abril de 2011 lançou “Acústico – The Acoustic Sessions” que se trata de um álbum de músicas do Hydria em formato acústico para algumas músicas de seus dois álbuns anteriores.

Capa do álbum “Poison Paradise”
Faixas:
1 – Time of My Life (Center of My Universe)
2 – The Place Where We Belong
3 – Whisper
4 – When You Call My Name
5 – Finally
6 – Prelude
7 – Distant Melody
8 – The Sword
9 – Queen of Rain
10 – Sweet Dead Innocence
11 – Poison Paradise
12 – In the Edge of Sanity
13 – The Only One
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

O álbum tem um conceito por trás e segundo o release divulgado pela banda, a idéia central do álbum é o impacto que o ser humano causa ao mundo, ao meio em que está, tanto na sociedade como na natureza. O álbum ainda aborda uma grande gama de sentimentos, em especial a hipocrisia humana que fala em amor quando está a matar, que fala em salvar o planeta, mas leva uma vida autodestrutiva para o mundo. Bom, vamos ao som dos cariocas.

O álbum começa com Time of My Life (Center of My Universe) que conta com riffs pesados, bateria veloz, baixo pulsante e linhas de teclado de muito bom gosto. Os vocais também são bons, no estilo vocal “A Bela e a Fera” (que consiste num vocal lírico feminino junto a um vocal gutural masculino). The Place Where We Belong começa com tudo, bateria com bumbo duplo e riffs velozes e bem sacados. As linhas de teclado e as orquestrações muito bem colocadas como de costume. Os destaques são o baterista Fabiano Martins e a vocalista Raquel Schüler. Whisper é mais cadenciada que as anteriores, mas com boa levada nas guitarras que junto com a vocalista são os destaques da faixa. When You Call My Name soa como uma balada, mas mesmo assim o peso ainda está presente. Os destaques são a vocalista Raquel e as suaves linhas de teclado e piano e o bom refrão da música. Finally soa meio Power Metal, a típica velocidade e peso do estilo estão presentes. Mas a banda não deixa de apresentar sua principal veia, a do Symphonic Metal com teclados e orquestrações muito bem elaboradas. O refrão também é grudento. Prelude é uma curta faixa que serve de prelúdio para Distant Melody que não tem tantas orquestrações como nas anteriores, até por ser uma música relativamente pequena, mas ainda assim os destaques da faixa são as orquestrações.

The Sword tem ótimos riffs e o teclado preenche a música muito bem junto das orquestrações e o desempenho da vocalista é muito bom. Queen of Rain tem uma veia bem melódica, destaque para o melodioso solo de guitarra, é um cover da música da banda Roxette. Sweet Dead Innocence retorna com o peso da banda em uma faixa bem versátil, tem momentos bem Heavy e outros bem orquestrados. Poison Paradise volta com os vocais guturais de Marcelo em contraposição aos vocais de Raquel, acaba sendo uma música que aborda um pouco de tudo que se já ouviu no disco. In The Edge of Sanity é um pouco diferente do que se ouviu no álbum, destaque para as guitarras e para a vocalista, foi a música tema da webserie "2012 Onda Zero". The Only One fecha o álbum de forma um pouco mais melancólica que nas outras músicas.





A banda claramente tem influencias de Nightwish, Epica, Within Temptation, mas consegue dar uma identidade própria ao seu som. A banda no lançamento disponibilizou o álbum para download gratuitamente, e depois quem quisesse comprar o álbum poderia o fazer. A Hydria também fechou um acordo para lançar o álbum no Japão pela marca “Spinning”.


Formação:
Raquel Schüler – Vocal
Marcelo Oliveira – Guitarra e Vocal Gutural
Márcio Klimberg – Teclados
Turu Henrick – Baixo
Fabiano Martins – Bateria

Nenhum comentário: