Páginas

sexta-feira, 3 de fevereiro de 2012

Metal em prol das vítimas das chuvas em Minas Gerais

Nada de We are the world ou Give peace a chance. A trilha sonora da solidariedade, pelo menos em Minas Gerais, é o rock e o heavy metal. E o público vai ter a prova disso neste domingo, no Matriz (Rua Guajajaras, 1353, Santo Agostinho), a partir das 14h, quando as pessoas desabrigadas pelas chuvas no estado vão contar com a ajuda do festival Minas Rock Beneficente. Além de reunir algumas das bandas de maior destaque na cena da música pesada da capital, em dois dias o evento também vai recolher doações que serão encaminhadas para quem perdeu tudo durante os temporais que atingiram o estado.

“Vamos fazer a entrega dos materiais para a Cruz Vermelha, que vai repassar para os que estão precisando. A nossa ideia é juntar o máximo que der para ajudar esse pessoal que não está tendo nem o que comer direito por causa da chuva”, detalha Márcio Siqueira, um dos produtores do evento. Para entrar no show, além do valor de R$ 6, também será cobrado um quilo de alimento não perecível. A preferência é por mais práticos, como macarrão, leite em pó, arroz, óleo de soja. E quem quiser ajudar mais e levar pelo menos 10 peças de agasalho, como calça, blusa, moletom e cobertor ganha como recompensa um CD oferecido tanto por bandas que vão se apresentar no festival quanto pela produtora Hard Zone e pela gravadora Cogumelo. 

A seleção musical ajuda a incentivar o público. O ideal do evento foi abraçado por várias bandas, como o Devildust. Uma das atrações do festival, a banda segue divulgado o disco Route 69, que mostra uma mescla de metal e hard rock. O som do grupo sintetiza bem a união de estilos oferecida pelo evento, que abrange desde o rock alternativo do Renovier ao grindcore do Mata Borrão.

No domingo, também vão subir ao palco nomes como Preceptor, Silent in Fear, Serenity in Fire e alguns dos destaques da cena mineira, como Vorticis, Hellcome e Seawalker. E quem não puder ir tem uma segunda chance no domingo seguinte, dia 12, quando além do Renovier, se apresentam as bandas Sacrificed, Festenkois, Thunderwrath, Mezbeth, Black Fall, Sweet Sinners e Nostoi. 

Além de se apresentarem no festival de maneira voluntária, as bandas também doaram discos para a troca por agasalhos e ressaltam a importância deste tipo de evento. “Acho que qualquer banda séria tem que ter um mínimo de responsabilidade social. Infelizmente, as pessoas que já passavam por necessidades acabam sendo os mais atingidos pelas chuvas e perdem casa e objetos, muita vezes conseguidos com muita dificuldade. E acho que ajudar é o mínimo que nós, que não tivemos problemas, podemos fazer”, avalia Conrado Salazar, guitarrista do Devildust.

E mais do que ajudar as vítimas da chuva, a iniciativa também pode ter o efeito de ajudar a mudar a imagem dos fãs da música pesada em BH. “É uma visão mal construída que as pessoas têm dos fãs de rock e metal e que precisa mudar. Também temos causas, nos importamos com o próximo. Não somos um bando de loucos”, pondera Conrado. “Acho que ajuda a quebrar o esterótipo. Principalmente quando não existe ninguém de outro estilo musical preocupado com essa questão de ajudar quem perdeu tudo nesses temporais que caíram em Minas”, concorda Márcio Siqueira. “Os desabrigados recebem as doações, o público ajuda e recebe os shows e, no final, todo mundo ganha”, finaliza.


MINAS ROCK BENEFICENTE
Domingo, 5 de fevereiro, 14h, com as bandas Hellcome, Vorticis, Seawalker, Preceptor, Devildust, Silent in Fear, Serenity in Fire e Mata Borrão. Dia 12, 14h, com as bandas Sacrificed, Festenkois, Thunderwrath, Mezbeth, Renovier, Black Fall, Sweet Sinners e Nostoi, no Matriz (Rua Guajajaras, 1353). Ingressos R$ 6,00, mais um quilo de alimento não perecível. Informações: (31) 8886-9622

Fonte: Portal UAI

Nenhum comentário: