Páginas

domingo, 20 de fevereiro de 2011

KHALLICE - The Journey

Vou falar um pouco da banda de metal progressivo Khallice nesse post. A banda foi formada em 1994 na cidade de Brasília, onde no inicio o grupo tocava covers de bandas como Rush, Pink Floyd, Deep Purple, entre outros.Com o passar dos anos a banda passou por trocas de membros e lançaram duas demos bastante elogiadas pela critica especializada, entre outras atividades. Em 2002 finalmente a banda lançou seu debut, o “The Journey”. Em 2003 fecharam acordo com a Hellion para uma maior distribuição do disco e em 2006 o álbum foi relançado pela Magna Carta com alguns bônus. Em 2008 a banda lançou e EP “Inside Your Head” e desde então ficamos na expectativa do lançamento de um segundo álbum.

A banda acabou dando uma parada após o lançamento do EP, pois Marcelo Barbosa, fundador do Khallice tornou-se guitarrista da banda Almah, banda criada pelo também vocalista do Angra Eduardo Falaschi. Como o Angra esteve em hiato de meados de 2007 a meados de 2009, nesse período o Almah esteve a todo vapor, o que ocupou o tempo do Marcelo, que também é fundador de um instituto de guitarra. Com a volta do Angra em meados de 2009, o Almah voltou a ser um projeto secundário e portanto, se espera que agora o Khallice volte a ativa. Vamos falar um pouco do debut da banda então.


Capa do álbum "The Journey"
Faixas:
1 - Loneliness
2 - I 've Lost My Faith
3 - Spiritual Jewel
4 - Wrong Words
5 - Thunderstorm
6 - Vampire
7 - Turn The Page
8 - Prophecy
9 - The Journey
10 - Madman Lullaby (bonus track)
Lançamento: 2002, com relançamento em 2006
Gravadora: Produção independente com distribuição pela Hellion Records e pela Magna Carta no relançamento

No metal progressivo é muito comum bandas com técnica em excesso, mas sem feeling algum. O Khallice não fica preso nessa “masturbação musical” das bandas do metal progressivo e consegue esbanjar técnica e feeling também. A banda claramente tem grande influência do Dream Theater, mas não é uma cópia da banda norte-americana, o som do Khallice é um pouco mais variado e não puxa tanto para o virtuosismo, assim não deixando o som repetitivo, enjoativo e entediante como acontece com muitas bandas do estilo.
A banda conta com músicos bem experientes em sua formação como, por exemplo, o guitarrista Marcelo Barbosa que é colaborador de revistas especializadas e fundador do GTR, um dos mais respeitados Institutos de Guitarra da América Latina, onde desenvolveu um método de ensino próprio, usado por aprendizes de todo o país e o vocalista Alírio Netto que tem grande experiência em óperas e musicais e estudou em consagradas escolas de música nos EUA.

É difícil escolher destaques nesse álbum, todas as faixas são muito boas. Loneliness é uma música bastante complexa, cheia de detalhes e variações no ritmo e um ótimo solo de teclado. I’ve Lost My Faith talvez seja a mais progressiva de todas e é uma das faixas em que mais se destaca o vocalista Alírio Netto. A faixa ainda conta com um ótimo solo de guitarra de Marcelo Barbosa. Spiritual Jewel é mais cadenciada, com boas passagens no teclado e também um ótimo solo de teclado. O vocalista acaba se empolgando em alguns momentos tentando alcançar notas muito agudas, o que me pareceu desnecessário, foi o único momento onde o virtuosismo acabou sendo exagerado, mas não tira o brilho da música. Wrong Words é bem melódica e com experimentalismos, como os teclados que dão um ar mais pop para a música. Thunderstorm tem ótimas passagens no teclado e um refrão grudento com destaque para o vocalista Alírio Netto.

Vampire é uma faixa em que o destaque fica totalmente para o tecladista Bruno Wambler. A música também tem um refrão bem bacana. Turn The Page tem um belo inicio com o teclado, é uma faixa mais cadenciada e cheia de variações com um grande trabalho do guitarrista Marcelo Barbosa. Em Prophecy o destaque vai para o baterista César Zolhof. Na faixa final que leva o título do álbum o destaque vai para a participação especial do vocalista André Fantom e para o tecladista.

Um ótimo álbum de metal progressivo com destaque para a dupla Marcelo Barbosa e Bruno Wambier que dominam seus instrumentos como poucos.





No Myspace da banda podem ser ouvidas 2 faixas do álbum (que recomendo a Vampire), 3 faixas do EP de 2008 e uma das primeiras demos: http://www.myspace.com/khallice
Formação:
Alírio Netto – Vocal
Marcelo Barbosa – Guitarra
Michel Marciano – Baixo
Bruno Wambier – Teclado
César Zolhof – Bateria



Nenhum comentário: