Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CARAVELLUS - Knowledge Machine

E ae pessoal, tudo bem? Hoje vou postar sobre uma banda de Recife, capital do estado de Pernambuco. A Caravellus foi formada em 2002 pelo guitarrista Glauber Oliveira e havia lançado duas demos ("Reaching The Sky" em 2002 e "Across The Oceans" em 2004) e um álbum de estúdio ("Lighthouse and Shed" em Março de 2007). Mas depois do lançamento desse álbum, deixaram a banda a vocalista, o baterista e o baixista, o que levou Glauber Oliveira (Guitarra) e Daniel Felix (Teclados) a organizarem um processo seletivo para reformular a banda. Em 2010 a banda já reformulada lançou o seu segundo álbum de estúdio, o Knowledge Machine e é sobre ele que falarei um pouco.


Capa do álbum "Knowledge Machine"
Faixas:
1 - Deus Ex Machina
2 - Corsairs in Black
3 - When the Night Has Fallen
4 - Beyond the Skies
5 - The Divine Comedy
6 - Behind the Mask
7 - Wherever I Am
8 - Dance of Damnation
9 - Knowledge Machine
Lançamento: 2010
Gravadora: Metalodic Records

No primeiro álbum a banda já vinha recebendo boas criticas e havia se tornado conhecida no Japão, porém o segundo álbum não tem a mesma sonoridade do primeiro, até mesmo pelo motivo de no primeiro a vocalista ter sido uma mulher (Paula Araújo) e agora é um homem (Raphael Dantas), mas não somente por isso, nesse Knowledge Machine a banda está mais pesada, mais técnica e mais progressiva.

A banda é difícil de rotular, o mais adequado seria o rótulo de Progressive Metal, mas há influências do Power Metal, em certos momentos levadas até mesmo próximas do Death Metal, e ainda algumas músicas levam influências do Jazz e de ritmos tradicionais do nordeste brasileiro. A faixa de abertura "Deus Ex Machina" (algo como Deus vindo da máquina ou anteriormente máquina, que é um termo usado pelos gregos na tragédia de Eurípedes) é uma curta intro instrumental e logo em seguida vem "Corsairs in Black", uma música empolgante, com refrão grudento, com vocalizações e andamentos que as vezes beiram o Death Metal. Destaques para o peso da guitarra de Glauber Oliveira e o vocalista Raphael Dantas.

"When The Night Has Fallen" é mais cadenciada que a anterior e bem progressiva. "Beyond The Skies" tem um solo de guitarra logo no começo e depois a música acalma um pouco, e essas mudanças no ritmo acontecem ao tempo todo, com destaques para o criativo tecladista Daniel Felix e o baterista Pedro Nunes. "Behind The Mask" tem uma pegada rápida e influências regionais, "Wherever I Am" é o momento mais ameno do álbum, uma bela balada só com piano, voz e violão e "Dance of Damnation" é mais melódica que as anteriores, com um refrão que ao ouvir dá vontade de cantar junto. "Knowledge Machine" é a faixa final, com mais de 15 minutos de duração, porém em nenhum momento a música se torna cansativa, muito pelo contrário, acaba sendo uma música que apresenta de tudo um pouco que foi ouvido pelo álbum.

Um dos melhores lançamentos de 2010, uma das maiores revelações do ano também, uma produção de primeira qualidade dessa banda que apresenta um extremo nível de profissionalismo e que tem tudo para se tornar um dos expoentes do país nos próximos anos. Uma banda com muita técnica, feeling e criatividade!






Myspace: http://www.myspace.com/caravellus
Site da banda: http://www.caravellus.net/
Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=108676299159589&v=wall
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1692148

Formação:
Raphael Dantas – Vocal
Glauber Oliveira – Guitarra
Daniel Felix – Teclados
Cleison Johann – Baixo
Pedro Nunes – Bateria



Nenhum comentário: