Páginas

sábado, 5 de novembro de 2011

ILUMINATO - Reflections of Humanity

A banda Iluminato foi formada em dezembro de 2009 no Rio de Janeiro por Pablo Ferreira com a idéia de criar uma banda de Symphonic Metal com muita influência do Gothic Metal e flertando com o Death e o Doom.

Em 2011 a banda lançou o seu primeiro álbum intitulado “Reflections of Humanity”, que irei fazer alguns comentários agora.

Capa do álbum
Faixas:
1 – Helm of Blindness
2 – Hypocrisy
3 – Betrayed Soul
4 – Howard Beale
5 – Imperial Heart
6 – Aurea
7 – Diana Christensen
8 – Hell
9 – The Last Road
10 – My Astral Home
Lançamento: 2011
Gravadora: Independente e futuramente pela MS Metal Records

O som do Iluminato pode ser definido como um “symphonic gothic metal”, pois a banda mescla elementos do metal sinfônico com o gótico, e ainda flerta com o death metal. O instrumental é geralmente veloz e pomposo e os vocais no estilo “beauty and the beast” com o vocal angelical de Liz Demier e os vocais guturais de Pablo Ferreira. As letras das músicas costumam estar de um modo bem subjetivo e emocional, pegando o ser humano envolto em questionamentos a si mesmo em meio ao caos da sociedade moderna. Normalmente isso tudo faz a banda ser comparada a Tristania, After Forever e Theatre of Tragedy.

Helm of Blindness é a primeira faixa do álbum e começa com um violino melancólico de bela melodia que logo dá espaço para um instrumental pesado e veloz. Não poderia ser melhor a escolha para dar inicio ao trabalho, orquestrações muito bem elaboradas, riffs de guitarra muito eficientes e um ótimo desempenho dos vocalistas. Hipocrisy é a faixa seguinte e vem com mais peso que a anterior, sendo que em alguns pontos me remeteu ao thrash metal, este peso também se dá pela maior participação dos vocais guturais de Pablo Ferreira em relação a primeira faixa, mais uma música que tudo soa perfeitamente elaborado. Betrayed Soul  tem uma levada mais cadenciada e começa bem melódica nos teclados. A música prossegue com riffs menos densos, boas orquestrações, ainda vale destacar para os vocais de Paulo Ferreira. Howard Beale  trata de uma faixa com linhas de teclado ao fundo e uma voz fazendo um discurso, discurso este feito por Howard Beale que é um personagem vivido por Peter Finch no filme “Rede de Intrigas” de 1976. O filme é uma sátira ao mundo das grandes corporações e dos negócios por trás da televisão, a faixa abre espaço para Imperial Heart que segue na linha das anteriores em mais uma boa música.

Aurea começa de maneira suave no piano e com os belos vocais de Liz e a faixa se desenvolve de uma forma que é em parte uma balada suave e em parte uma música cadenciada e pesada. Diana Christensen é a outra faixa inspirada no filme Rede de Intrigas e também apresenta um discursso, mas sem nenhum som ao fundo, vai servir de intro para Hell que é a mais pesada do álbum com riffs mais agressivos e uma pegada mais violenta na bateria. The Last Road também é uma das mais pesadas com destaque para as linhas de bateria. My Astral Home fecha o álbum de modo suave em uma música levada no piano, com teclados ao fundo e linhas de violino. Após metade da faixa a voz de Liz aparece para dar ainda mais suavidade e finalizar de forma transcendental o álbum.





Está ai um trabalho que sem dúvidas irá agradar os fãs de symphonic metal e gothic metal, e também para qualquer um que gosta de música de qualidade. Vá sem medo, pois não se arrependerá de dar um tempo para ouvir o trabalho do Iluminato.

Site da banda, onde o álbum está disponível para download: http://www.iluminato.com/
Myspace: http://www.myspace.com/IluminatoOfficial
Facebook: http://www.facebook.com/iluminato

Formação:
Paulo Ferreira – Vocal gutural e Guitarra
Liz Demier – Vocal

Músicos convidados:
Renan – Baixo
Leonardo Peccatu - Bateria

Nenhum comentário: