Páginas

quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

CARAVELLUS - Knowledge Machine

E ae pessoal, tudo bem? Hoje vou postar sobre uma banda de Recife, capital do estado de Pernambuco. A Caravellus foi formada em 2002 pelo guitarrista Glauber Oliveira e havia lançado duas demos ("Reaching The Sky" em 2002 e "Across The Oceans" em 2004) e um álbum de estúdio ("Lighthouse and Shed" em Março de 2007). Mas depois do lançamento desse álbum, deixaram a banda a vocalista, o baterista e o baixista, o que levou Glauber Oliveira (Guitarra) e Daniel Felix (Teclados) a organizarem um processo seletivo para reformular a banda. Em 2010 a banda já reformulada lançou o seu segundo álbum de estúdio, o Knowledge Machine e é sobre ele que falarei um pouco.


Capa do álbum "Knowledge Machine"
Faixas:
1 - Deus Ex Machina
2 - Corsairs in Black
3 - When the Night Has Fallen
4 - Beyond the Skies
5 - The Divine Comedy
6 - Behind the Mask
7 - Wherever I Am
8 - Dance of Damnation
9 - Knowledge Machine
Lançamento: 2010
Gravadora: Metalodic Records

No primeiro álbum a banda já vinha recebendo boas criticas e havia se tornado conhecida no Japão, porém o segundo álbum não tem a mesma sonoridade do primeiro, até mesmo pelo motivo de no primeiro a vocalista ter sido uma mulher (Paula Araújo) e agora é um homem (Raphael Dantas), mas não somente por isso, nesse Knowledge Machine a banda está mais pesada, mais técnica e mais progressiva.

A banda é difícil de rotular, o mais adequado seria o rótulo de Progressive Metal, mas há influências do Power Metal, em certos momentos levadas até mesmo próximas do Death Metal, e ainda algumas músicas levam influências do Jazz e de ritmos tradicionais do nordeste brasileiro. A faixa de abertura "Deus Ex Machina" (algo como Deus vindo da máquina ou anteriormente máquina, que é um termo usado pelos gregos na tragédia de Eurípedes) é uma curta intro instrumental e logo em seguida vem "Corsairs in Black", uma música empolgante, com refrão grudento, com vocalizações e andamentos que as vezes beiram o Death Metal. Destaques para o peso da guitarra de Glauber Oliveira e o vocalista Raphael Dantas.

"When The Night Has Fallen" é mais cadenciada que a anterior e bem progressiva. "Beyond The Skies" tem um solo de guitarra logo no começo e depois a música acalma um pouco, e essas mudanças no ritmo acontecem ao tempo todo, com destaques para o criativo tecladista Daniel Felix e o baterista Pedro Nunes. "Behind The Mask" tem uma pegada rápida e influências regionais, "Wherever I Am" é o momento mais ameno do álbum, uma bela balada só com piano, voz e violão e "Dance of Damnation" é mais melódica que as anteriores, com um refrão que ao ouvir dá vontade de cantar junto. "Knowledge Machine" é a faixa final, com mais de 15 minutos de duração, porém em nenhum momento a música se torna cansativa, muito pelo contrário, acaba sendo uma música que apresenta de tudo um pouco que foi ouvido pelo álbum.

Um dos melhores lançamentos de 2010, uma das maiores revelações do ano também, uma produção de primeira qualidade dessa banda que apresenta um extremo nível de profissionalismo e que tem tudo para se tornar um dos expoentes do país nos próximos anos. Uma banda com muita técnica, feeling e criatividade!






Myspace: http://www.myspace.com/caravellus
Site da banda: http://www.caravellus.net/
Facebook: http://www.facebook.com/group.php?gid=108676299159589&v=wall
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=1692148

Formação:
Raphael Dantas – Vocal
Glauber Oliveira – Guitarra
Daniel Felix – Teclados
Cleison Johann – Baixo
Pedro Nunes – Bateria



segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

WIZARDS - The Black Knight

Tudo bem pessoal? Chega de vagabundagem e estou voltando a postar no blog depois que a Luana andou postando por aqui. Desta vez vou postar uma veterana banda de Power Metal...

A banda Wizards foi formada em São Paulo em 1992, lançando seu primeiro álbum em 1995. Em 2010 com o lançamento de "The Black Knight" a banda já tem seis álbuns em sua discografia e no meu ver é uma das bandas mais injustiçadas do país que mereciam sair do underground e tocar por todo o mundo, pois os caras tem talento de sobra. Nesse post vou falar um pouco sobre o último lançamento da banda e quem sabe no futuro voltemos a falar mais sobre essa ótima banda nacional!

Capa do álbum "The Black Knight"
Faixas:
1 - Shade of a Ghost
2 - The Black Knight
3 - Yeshu'a Netsaret
4 - Inner Binding
5 - Come In Time
6 - Last, Oh Night
7 - The Beauty and the Beast
8 - Better Forget
9 - I Remember
10 - P.S. I Miss You
Lançamento: 2010
Gravadora: Independente

Apesar da total falta de apoio, O Wizards que tinha lançado seu último álbum "The Kingdom II" em 2005 voltou a ativa e para a alegria de seus fãs, que pediam muito por um retorno da banda, eles lançaram mais um álbum e ainda de uma forma como nunca feita disponibilizaram as músicas todas totalmente de graça para download no site da banda.

A primeira faixa, "Shade of a Ghost" é uma das melhores com um refrão que ao ouvir uma única vez não sai mais da cabeça e o vocalista Christian Passos mostra que está em sua melhor forma. "The Black Knight" tem um inicio bem cadenciado com o teclado e os vocais mais suaves de Christian, até que a música se torna mais veloz por volta dos dois minutos e também apresenta um refrão grudento.

A terceira faixa "Yeshu'a Netsaret" é cantada em Aramaico e baseada no filme "A paixão de Cristo", acabou ficando muito legal. Outros destaques são "Come In Time" que começa com uma intro de baixo e é mais pesada e com riffs criativos com um pequeno, porém ótimo solo de guitarra, e também a faixa final "P.S. I Miss You", uma bela balada só com teclados e vocal.

Uma ótima dica para os apreciadores do power metal e da boa música!



Myspace da banda onde é possível escutar algumas das músicas da carreira da banda e uma desse álbum: http://www.myspace.com/wizardsband

Obs: O blog não posta links de download de material das bandas postadas, mas como esse álbum foi disponibilizado pela banda e recentemente o link para download no site da banda está desativado postarei um link: http://search.4shared.com/q/1/wizards%20the%20black%20knight

Formação:
Christian Passos - Vocal
Leo Mancini - Guitarra e Backing vocals
Fernando Giovannetti - Baixo
Gabriel Triani - Bateria
Charles Dalla - Teclados e Backing vocals


quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

TIERRAMYSTICA - A New Horizon

A Tierramystica é hoje um dos principais expoentes do Rio Grande do Sul quando se fala em Heavy Metal. A banda foi formada em janeiro 2008 por Fabiano Müller, Ricardo Durán e Alexandre Tellini. Em Abril do mesmo ano o grupo lançou a promo "New Eldorado". Mesmo com pouco tempo de experiência, os gaúchos já em 2009 foram abrindo shows para bandas como: Angra, Sepultura, Symphony X, Paul Di' Anno entre outras.

Em 2010 a banda lançou seu debut, "A New Horizon" e abriu shows para bandas como Hangar, Epica, Scorpions, etc. As letras do álbum falam sobre a conquista da América, dominio e exterminação das civilizações pré-colombianas e temas espirituais. O grande trunfo dos gaúchos é no fator criatividade de unir o Heavy Metal com a música andina, música hispânica e ritmos sul-americanos como a chacarera e a rumba.




Capa do álbum "A New Horizon"
Faixas:
1 - Nueva Castilla
2 - Golden Courtyard
3 - Celebration To The Sun
4 - New Eldorado
5 - Spiritual Song
6 - Winds Of Hope
7 - Wide Open Wings
8 - Away From The Dream
9 - The Final Rest
Gravadora:Voice Music
Ano de Lançamento: 2010

A banda tem como base o Metal Melódico, porém a banda consegue criar algo único nessa estagnada cena. Aqui você irá ouvir instrumentos exóticos para o metal como ocarina, flautas, toia, queña, bombo leguero e charango, entre outros, e o melhor de tudo é que isso é fielmente reproduzido ao vivo sem samplers ou coisas semelhantes.

Como dito anteriormente, a criatividade e não ter medo de inovar são os pontos fortes do álbum. A banda funde suas raízes latinas com o metal e isso pode ser percebido logo na primeira faixa (um dos destaques do álbum), uma música instrumental com influências de ritmos indígenas andinos e ritmos sulinos. Essas e outras influências permeiam todo o álbum que é bem diverso, com músicas mais para o Speed como "New Eldorado", um lado mais Power com "Celebration To The Sun", a cadenciada "Wide Open Wings" e as faixas "Spiritual Song" e "Away From The Dream" com toda a influência dos ritmos latinos e mostrando todo o misticismo do álbum envolvendo o ouvinte em um ambiente mágico!

E ainda é de se destacar os potentes e versáteis vocais de Gui Antonioli, mostrando ser um dos melhores do ramo no país, e o grandioso trabalho de Duca Gomes na bateria, além de Ricardo "Chileno" com seus instrumentos exóticos. Os guitarristas mostram se criativos e entrosados, mas o baixo poderia ter um pouco mais de presença, porém nada que diminua a qualidade desse belo trabalho.

Enfim, um grande álbum para quem gosta de metal melódico e/ou folk metal. Parabéns para a banda mais ousada que apareceu no país nos últimos anos!




Formação:
Gui Antonioli - Vocal
Ricardo "Chileno" Durán - Vocal, Violão, Charango, Bombo Leguero e Ocarina
Alexandre Tellini - Guitarra, Violão e Zampoña
Fabiano Muller - Guitarra, Violão e Quena
Rafael Martinelli - Baixo, Quena e Backing vocals
Duca Gomes - Bateria
Luciano Thumé - Teclados


A SORROWFUL DREAM - Toward Nothingness

A Sorrowful Dream foi formada em Sapucaia do Sul no Rio Grande do Sul em 1996 e apesar de durante os anos a banda ter lançado várias demos e singles, só em 2009 lançaram o primeiro full lenght chamado "Toward Nothingness".



Capa do álbum "Toward Nothingness"
Faixas:
01. Last Whisper From A Winter Gale
02. The River That Carries My Loss
03. Body, Mercy And Madness
04. The Bringer Of Light
05. Empire On Fire
06. Timeless
07. Tree Of Lies
08. Harpies (For The Love Of The God)
09. A Sorrowful Dream (Bonus track)
Duração: 54 Minutos
Lançamento: 2009
Gravadora: Independente

O som da banda pode ser classificado como algo entre o Gothic Metal e o Doom Metal, que normalmente chamam de Dark Metal e a banda ainda flerta um pouco com o Death Metal e o Black Metal em alguns momentos do álbum. Não apresentam nada inovador, os vocais alternam entre a delicadeza dos vocais liricos de Josie e os vocais graves e guturais de Éder, o som da banda apresenta a influência da música clássica também contrastando em alguns momentos com as guitarras distorcidas, tudo o que pode se encontrar em inumeras bandas pelo mundo. Mas isso fica longe de ser um problema quando a banda apresenta bom gosto e técnica.

As músicas apesar de longas não se tornam cansativas e/ou chatas. A primeira faixa do álbum "Last Whisper From A Winter Gale" começa de forma cadenciada e melancólica e aos poucos a música vai ganhando peso até chegar em um ritmo bem acelerado e com vocais urrados se contrapondo aos vocais líricos. A segunda e a terceira faixas vão mais pelos ares do Gothic com uma pegada mais progressiva. Em "The Bringer Of Light" o inicio é cadenciado com vocais limpos, mas a banda no meio da música flerta com o Death para depois voltar para um final cadenciado.
"Tree of Lies" começa com os urros de Eder e depois segue para uma linha mais melódica com um belo solo de violino, para depois novamente Eder voltar com os vocais guturais. Em "Harpies (For The Love Of The God)" o destaque é Mano com uma criativa linha na bateria. E na faixa final se destaca o piano de Mari para encerrar o álbum.

Um belo álbum que nesse estilo é raro encontrar no Brasil. Alguns podem achar que o álbum é bem direcionado a um certo público que já aprecia o Gothic/Doom (caso do administrado do blog rsrs), sem dúvidas para os fãs do estilo é um prato cheio, mas mesmo para quem não é tão fã do estilo, sempre vale a pena ouvir uma boa música!



Formação:
Eder (Vocal)
Josie (Vocal)
Jô (Guitarra)
Lucas (Guitarra, Violino)
Tuko (Baixo)
Mari (Teclado)
Mano (Bateria)


domingo, 16 de janeiro de 2011

ANUBIS - Legacy of Humanity

E ae galera!

Esse será o primeiro post do blog e já queria agradecer a todos que ajudaram na elaboração do mesmo. Valeu pessoal.

A banda Anubis tem seu nome inspirado na mitologia dos egípcios e foi formada na cidade de Belém no estado do Pará em 1994, mas devido a inúmeras trocas de formações a banda acabou tendo dificuldades de levar seu trabalho adiante. Mas em 2010 a banda finalmente lançou o seu debut intitulado "Legacy of Humanity". A banda já esteve em festivais no norte e nordeste do país ao lado de bandas como Torture Squad, Violator, Desaster e Benediction.

      Capa do álbum "Legacy of Humanity"
Faixas:
1 - The Armistice
2 - Forbidden Game
3 - School of Hate
4 - Dark Hope
5 - The Last Act
6 - Anubis
7 - P.O.W
8 - Under The Influence
9 - Slaves of Misery
10 - Dream Beyond The Mirror
Gravadora: Distro Rock Records
Ano de lançamento:2010
Duração:59 minutos
                      
No mais puro Thrash Metal com claras influências de Testament e Slayer, o álbum alterna entre velocidade e cadência no que se diz no ritmo das faixas. Os destaques do álbum são o vocalista Sandro Costa, com perfeitas interpretações nas músicas, com um vocal bem old school sujo e sofrido (que as vezes por algum motivo me lembrou Max Cavalera) e o guitarrista Renato Costa com peso quando necessário e solos bem elaborados e encaixados. Nada inovador, porém a banda esbanja talento e domínio nos instrumentos.
As músicas destaque são a longa "Anubis", a instrumental "Under The Influence"  e "School of Hate". Um ótimo álbum e também muito bem gravado e mixado.

Imperdível para os amantes do bom e velho Thrash Metal!



Confiram o som deles no Myspace da banda:http://www.myspace.com/anubisthrash
Comunidade no orkut: http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=2362401

A banda atualmente é formada por:
Sandro Costa (Vocal)
Renato Costa (Guitarra)
Vinicius Carvalho (Guitarra)
Felipe Feitosa (Baixo)
Maurício Sanjad (Bateria)